sábado, 5 de dezembro de 2009
Concurso de Piano no CEMVA
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Missa de Formatura 2009
Recital de Formatura - Piano
Ser músico é ter algo de Deus.
Felizes das mãos que deslizam alegremente sobre um teclado; felizes dos que receberam a luz divina; felizes dos músicos, eternos músicos, iluminados filhos benditos.
A cerimônia de formatura de um curso é o resultado de tempo de estudo, de trabalho, de esforço. Ontem, tímidas sementes foram jogadas em terra que, fértil, colhe hoje os primeiros frutos dessa conquista. O talento, a força de vontade e a persistência trouxeram Lidiane Brito de Castro Pereira e Frederico Lourençoni até aqui para se apresentarem finalizando seu curso de piano.
E o professor de música é o farol que ilumina a estrada.
Marly Pereira Tiso é a professora dos dois formandos.
Marly, você partilhou com eles tesouros que levarão pela vida afora. Receba o agradecimento do Conservatório e a certeza de que você será, sempre, a professora ideal.
A alegria e o sucesso são deles, porém, a vitória é sua. Parabéns, professora!!!
domingo, 22 de novembro de 2009
Inauguração da Ilumiunação de Natal
Para abrilhantar o evento foi convidada a Orquestra Experimental Oswaldo Tiso e os Corais Adulto e Infantil do Conservatório Municipal de Música Heitor Villa Lobos.
Foi um acontecimento ímpar, tanto em beleza quanto em emoção.
Parabéns a todos que participaram da construção desta linda festa.
Semana Villa Lobos
O Conservatório de Música de Três Pontas homenageou, nos dias 10, 11 e 12 de novembro, o grande compositor Heitor Villa-Lobos.
A sede da escola tornou-se palco para exposição de fotos raras, exibição de vídeos com artistas consagrados, salas especiais, inclusive uma, com a fala do maestro e muito material para pesquisa para que alunos, professores e a comunidade Trespontana pudessem conhecer mais de perto a gigantesca arte do nosso grande Índio de Casaca.
Neste ano o Brasil inteiro está celebrando 50 anos da morte de Villa-Lobos.
Cada Estado tem criado uma infinidade de apresentações e exposições para que o povo brasileiro possa chegar mais perto da música singular criada pelo maestro.
Não podíamos ficar de fora dessa homenagem, lembrando que o conservatório leva o nome do mestre. Nada mais justo...
A visitação foi intensa... Mais de 400 pessoas... Cerca de 130 visitaram a Câmara Villa-Lobos, um lugar visionário onde a arte de Villa comoveu almas e corações... Eram sorrisos imensos, testas franzidas, arrepio, surpresa, descoberta, choro calado, felicidade, um amontoado de sensações que foram entregues ao mundo das palavras e dos desenhos. Uma pequena prova do que cada um sentira ali dentro. Mas dentre tantos momentos especiais, fiquei comovido ao ver nos olhos da aluna de guitarra Juliana, após ouvir o choro n. 5 – Alma Brasileira, um brilho intenso, raro... Uma confirmação do que eu sempre quis: oportunidade para que todos possam conhecer a arte no seu todo... Ali sentada no banco do piano, seus olhos dançaram, seu olhar agradecia ao infinito por aquele momento, agradecia ao Villa, à música maior e, aos poucos, ela foi registrando o momento com palavras de um muito obrigado por estar ali... Sim, a semana fora imensa e teve mais...
O Centro Cultural recebeu o compositor e multi-intrumentista Clayton Prósperi para uma Conversa Afinada, onde os mundos de Tom Jobim, Egberto Gismonti foram colocados à flor da pele como herdeiros grandiosos e devotos confessados da obra de Villa-Lobos...
Também singular foi a presença do violonista Marcelino Diogo Leite que fez uma viagem na história do Violão até chegar à revolução que Villa-Lobos proporcionou ao instrumento...
O Centro Cultural também recebeu a Regente Daniele Abreu, fã incondicional do Villa, comandando sua Camerata Villa-Lobos... Um passeio saboroso e descontraído pela vida e música do maestro.
A Orquestra Jovem de Câmara Reavivarte de Varginha trouxe seu brilho para a semana... Cassiano Maçaneiro, com sua cultura formidável, apresentou pontos curiosos e narrou minuciosamente a trajetória de Villa-Lobos, traçando um paralelo interessante da vida e obra do compositor em relação aos seus contemporâneos.
As noites também tiveram a presença de professores e alunos tocando obras de Villa-Lobos, além da exibição do filme Villa-Lobos – Uma Vida de Paixão, na telona do Centro Cultural... No escurinho do cinema pudemos assistir e nos emocionar com a atuação de Antonio Fagundes e Marcos Palmeira e direção de Zelito Viana apontando a visão que eles tiveram do composto Brasil-universo que foi a existência do compositor brasileiro mais premiado e respeitado lá fora.
Ufa... Poderia ficar aqui horas falando de cada instante que pude presenciar... De como as paredes do Conservatório ficaram felizes em abrigar tantas imagens poderosas; das salas que, ajoelhadas, agradeciam a música que ecoava pelos corredores e ruas...
Mas vou terminando minha emoção em palavras sentindo-me feliz e com um pouquinho de calma dentro de mim, festejando que uma semente fora plantada...
Agradeço aos professores e diretores pelo empenho e participação sem igual... E saúdo a Vida! Saúdo a Vida que imita a Arte! E grito do mais alto prédio para que todos ouçam, justificando a importância do que foi a história do homem e da música de Heitor Villa-Lobos, brasileiro, cidadão do mundo, músico:
- Êta Vida!
http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=16839570163390758171&aid=1258215400
sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Audição de Piano - Turma Infantil
Com muito brilhantismo o Departamento de Piano apresentou na noite de ontem, 29 de outubro, no Centro Cultural Milton Nascimento, a Audição Infantil de Piano.
Palco todo decorado por um motivo mais do que justo, apresentar o trabalho desenvolvido ao longo do ano com os nossos novos músicos.
Crianças de 5 a 12 anos desfilaram lindas páginas musicais, percorrendo os mais diversos estilos musicais.
Parabéns aos alunos e alunas que presentearam com a boa música o público presente.
Parabéns aos mestres, Marly Tiso, Clayton Prosperi, Nancy Tiso, Millena Maciente, Stéfanny Rezende e Yoshie Sakata por não medirem esforços para que estes pequeninos sejam gigantes amanhã.
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
II Mostra dos Conservatórios de Minas Gerais
Nossos professores estarão fazendo os cursos que serão ministrados ao longo dessa semana.
Na abertura, na Praça do ET, aconteceu o Encontro de Bandas, onde a Corporação Musical Luis Antônio Ribeiro esteve presente, representando a cidade de Três Pontas.
sábado, 19 de setembro de 2009
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
Festival Música do Mundo I
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Conservatório no Música do Mundo
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Reportagem EPTV
sábado, 15 de agosto de 2009
Nova UTI
A nova UTI recebe o nome de Dr. Oswaldo de Campos Reis.
Nas solenidades, onde estiveram presentes várias autoridades, o Conservatório registrou sua participação através da Pianista e Professora Nancy Tiso, que executou o Hino Nacional Brasileiro.
sábado, 1 de agosto de 2009
29º Festival de Música de Londrina
Foto 3 - Washington e Glêsse Collet
Foto 4 - Washington e Irma Priore
IRMA PRIORE é professora titular de Teoria Musical na Universidade da Carolina do Norte em Greenboro (EUA). Ela também lecionou teoria e análise na Escola de Artes da Universidade da Carolina do Norte, foi professora visitante de teoria musical na Universidade de Iowa, e professora adjunta na Universidade do Novo México. Ela é Ph.D. em teoria musical pela Universidade de Iowa (2004) e também DMA em performance (flauta) pela CUNY (1993). Em junho de 2001, ela foi aceita como participante do curso intensivo do Instituto de Estudos Avançados de Teoria Musical da Escola Mannes (NY). Seus interesses de pesquisa estão nas áreas da música dos anos 50 da Escola de Darmstadt, particularmente do compositor Luciano Berio e também Música Popular Brasileira entre os anos de 1958-1982. Em 2006, Irna Priore recebeu um prêmio da Universidade da Carolina do Norte para ser pesquisadora em residência do Internationales Musikinstitut Darmstadt (Alemanha), ocasião em que conduziu pesquisa sobre Berio e Darmstadt. Em 2008, ela atendeu o Festival de Música Contemporânea de Darmstadt. Recebeu um prêmio da Fundação Paul Sacher na Basilea (Suiça) para realizar pesquisa durante os meses de maio e junho de 2009. Tem publicado artigos em periódicos como Theoria, Incontri Musicali, Musical Quarterly e Indiana Theory Review.