Dica de Filme! Já nas Locadoras!

"NÃO ACREDITE EM NADA QUE SEU PROFESSOR DIZ! QUESTIONE TUDO!


HANS-JOAQUIM KOELLREUTTER




Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)

Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)
NOVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=NymoG_qNyLY

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Cinema no Conservatório - Toninho Horta


                         


         Cine Villa-Lobos








Segunda dia 03 de Junho às 18:40






Direção: Fernando Líbânio
• Origem: Brasil
• Duração: 60 minutos – Ano - 2011

O documentário A Música Audaz de Toninho Horta mostra a trajetória marcada por originalidade e sonoridade inconfundíveis, admiradas não só pelo público, mas também por músicos e artistas das mais diferentes nacionalidades. Ao longo de 40 anos, Toninho Horta participou de momentos marcantes da Música Popular Brasileira, a começar pelos festivais da canção do final da década de 60, passando pelos anos 70 ao lado de Milton Nascimento, Elis Regina e Gal Costa, entre tantos outros, bem como no movimento que passou a ser reconhecido como Clube da Esquina, e culminando nos anos 80 e 90 com sua valiosa aproximação com o Jazz e os mais renomados músicos americanos.

Entrada Franca  Imperdível

terça-feira, 28 de maio de 2013

Vitus - segundo André Mehmari

Comentários sobre o filme que assistimos na segunda pelo compositor e multi-instrumentista de Niterói, André Mehmari...

Ótimas impressões......e conselhos...

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Vitus - lembranças de um filme...

Noite calorosa hoje no Cine Villa-Lobos. Nem a chuva conseguiu espantar a energia que pairava na sala especial de exibição de nosso cinema, nem chamo mais de sala, vira caleidoscópio a cada sessão da sétima arte que por lá nos eleva...

Vitus - Este foi um filme muito especial..., talvez o mais raro de nosso semestre.............e não tem o que dizer da relação do menino Vitus com seu avô, o grande ator Bruno Ganz do inesquecível filme Asas do Desejo, do diretor Wim Wenders................


Fomos ao delírio, eu e todos que desafiaram "a lei da razão, que nunca tem razão..." e para que?

...Éramos uma aventura só num mar de arte cinematográfica em detalhes... e o que falar dos atores mirins?

Fale por mim Teo Gheorghiu


Obrigado ao espectro sonoro que me persegue; ao maestro Blue que me emprestou esta cópia e àqueles que jamais serão os mesmos depois desta noite...
e não posso me esquecer de agradecer as paredes que cedem seu corpo para morrer em cinema, a vida que nos rasga o peito.

Agora, fiquem com a música do silêncio!

Sessão Espetacular - Blues Balls...

Vamos todos aprender um blues.....................peguem suas bolas...


Oh, Yéah!

Parede Falante - Belo Belo...

Belo Belo - Manoel Bandeira











“Belo belo belo,
Tenho tudo quanto quero.
Tenho o fogo de constelações extintas há milênios.
E o risco brevíssimo — que foi? passou — de tantas estrelas cadentes.
A aurora apaga-se,
E eu guardo as mais puras lágrimas da aurora.
O dia vem, e dia adentro
Continuo a possuir o segredo grande da noite.
Belo belo belo,
Tenho tudo quanto quero.
Não quero o êxtase nem os tormentos.
Não quero o que a terra só dá com trabalho.
As dádivas dos anjos são inaproveitáveis:
Os anjos não compreendem os homens.
Não quero amar,
Não quero ser amado.
Não quero combater,
Não quero ser soldado.
— Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples.”

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Cinema no Conservatório - Vitus

Nesta segunda dia 27 teremos nossa sessão de cinema mais cedo... Anotem e compareçam, pois é um filme belíssimo e sobretudo uma aventura de vida deliciosa e singular.

Cine Villa-Lobos – Sessão Especial

Segunda dia 27 de Maio às 18:00
                                                     Direção: Fredi M. Murer
                                                     Origem: Suiça
                                                     Duração: 100 minutos – Ano - 2006

Sinopse: Vitus é um garoto superdotado, que parece ter vindo de outro planeta. Ele tem o ouvido muito apurado, toca piano como um virtuoso e estuda enciclopédias desde os cinco anos de idade. Seus pais antecipam um futuro brilhante para ele. Esperam que se torne um exímio pianista. Mas o pequeno gênio prefere brincar com seu excêntrico avô na oficina dele, construindo planadores. Ao fazer um vôo numa das engenhocas, um dramático salto dará a Vitus o controle da própria vida.

Entrada Franca              Imperdível!

Agradecimento

A maestrina Daniele Abreu deixou aqui algumas palavras para o corpo da orquestra do Conservatório de Três Pontas:

"O professor e os alunos são como ar que respiramos, sem eles não haverá desdobramento da sabedoria"
Erasmo Shallkytton

Aos professores e alunos que integram a Orquestra Experimental Osvaldo Tiso, meu agradecimento especial, pelo entusiasmo demonstrado durante a apresentação em comemoração ao dia das Mães.

A cada dia que nos encontramos e construímos nosso tabalho, tive a certeza de que o resultado esperado seria apenas a confirmação de que o empenho de uma equipe responsável, dedicada e acima de tudo comprometida com seus objetivos, tem como resposta a satisfação de quem faz e o reconhecimento de quem recebe.

Tenho certeza que é amor traduzido em música "naquele momento..."
É muito gratificante ver o que plantamos florescer e frutificar. 




A todos você, muito obrigada

Maestrina Daniele Abreu


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Conversa Afinada - Rafael Castro...



Mais uma super Conversa Afinada com o talentosíssimo tecladista
Rafael Castro. Músico super criativo e que fez parte da banda varginhense Tuatha de Danann e também do projeto Braia, além de atuar em importantes gêneros da música, como jazz, mpb e o rock progressivo. Ouvinte de qualidade e grande amigo, Rafael compartilha um pouco de seus momentos musicais para nosso deleite. Esta Conversa Afinada é obrigatória para os tecladistas de plantão e amantes da música nova...

Aproveitem........







Satie - Rafael, a música sempre esteve em seu caminho e mesmo que atualmente suas atividades profissionais estejam em outras áreas, percebo sua paixão pelas artes sonoras sempre intensa...Gostaria que você contasse aqui sua primeira experiência com a música.

Rafael -Minha primeira experiência foi ouvindo umas fitas cassete que meu pai tinha no carro. Meu pai era representante comercial e viajava muito. Ele sempre teve gravações de músicas instrumentais. Ouvia aquelas fitas até a bateria do carro quase "arriar". Meu irmão ia dar partida no carro para carregar e eu voltava para ouvir de novo. Ouvi o tal do piano e disse que queria aprender a tocar. Com 7 anos entrei para o Conservatório em Varginha e tive o prazer de ter como primeiro professor o 
Flávio Caldonazzo, que em pouco tempo começou a me jogar para o popular, contar histórias dos compositores e me ajudar na formação musical.

Satie - Quais os álbuns musicais que mais te influenciaram e marcaram sua vida?

Rafael -Na fase de adolescente sem dúvida foi o Images & Words do Dream Theater.

Este disco mostrou como o teclado pode ser um instrumento importante no rock progressivo. 

Em seguida fui buscar as fontes desta banda e posso dizer que o álbum que marcou mais foi “Free Hand” do Gentle Giants de 1975.

Esse lance de escolher um disco é muito difícil pra mim (risos). Gosto de muita coisa diferente do Jazz, Bossa Nova, Rock Progressivo, Erudito, etc... Na próxima podemos escolher um disco por gênero? (risos)

Satie - Atualmente você participou do projeto musical "Kernunna" em duas faixas do "disco", com arranjos de sintetizadores e teclados mirabolantes, inspiradíssimos . O que você achou desta experiência?

Rafael -Tocar neste projeto foi uma experiência muito boa. Raramente fico contente com minhas gravações mas neste disco parece que tudo ficou legal. Tem muita gente boa participando e a energia do disco está sensacional. O processo de gravação, as conversas, a troca de arquivos, etc... todo este processo é o mais importante pra mim. Revejo amigos da música, trocamos experiências, aprendo bastante, falamos sobre timbres, bandas que estamos escutando. Espero ter contribuído à altura dos membros da banda! (Breve nas lojas, aguardem!)

Satie -Como você vê hoje a tecnologia na vida do estudante de música? Na sua opinião, o que ele deve fazer para evoluir musicalmente e utilizar todas as ferramentas atuais?

Rafael -Hoje está tudo mais acessível. Não que esteja mais fácil de usar, pois cada época tem suas dificuldades. Mas hoje temos equipamentos portáteis que ajudam no processo de gravação, mixagem e também no processo de aprendizagem. Temos tudo no youtube e podemos sempre ouvir os melhores músicos tocando uma peça que estamos estudando ou aquele trecho complicado da sua banda favorita. Mas mesmo com toda a tecnologia disponível nas mãos, personalidade musical e horas de estudo são as melhores opções para os músicos do passado, presente e futuro.
Aproveito para compartilhar este link


Satie - Como você é um conhecedor de softwares e equipamentos de música. Qual seria seu kit predileto de teclados e afins hoje?

Rafael -Atualmente tenho um Kurzweil SP88x, um Ensoniq TS-10. São minhas relíquias (risos) mas utilizo os dois mais como controladores pois os timbres trabalho no Reason 5 e VSTs via Cubase. Estou em processo de aquisição de um Moog Sub Phatty.

Mas segue a lista do kit do sonho:

Korg Oasys 88
MiniMoog Voyager Old School
Nord Wave Synthetizer

Satie - Responda - O que é música?

Rafael -Difícil esta pergunta! Música é o meu combustível. Apesar de não trabalhar exclusivamente com música atualmente, ela está presente em todos os momentos da minha vida e tento definí-la como algo que mantém meu ânimo para continuar sempre em frente.

...
Muito obrigado Rafael por estas preciosas palavras e grande prazer tê-lo conosco...

Ouçam aqui uma música do projeto Braia com os teclados de Rafael Castro...
http://www.youtube.com/watch?v=TfybnIPIVN8

Silêncio...




Semana Jazz 2013 - Bastidores...

No dia 29 de abril o mestre Ismael Tiso falou um pouco sobre as origens do Jazz. Também aproveitou para tirar dúvidas dos presentes e mostrar como a arte da improvisação acontece. Ao final tocou com seus alunos o clássico de Miles Davis - "So What!" -
 Great Ismael........nossa escola respirou música boa neste dia e as paredes................ahhhhhhhhhh, as paredes, elas agradeceram pois foram vestidas de informações dos mestres do Jazz......e rico daqueles que leram tudo e continuam na pesquisa sábia e maravilhosa deste estilo fascinante da música...









sexta-feira, 17 de maio de 2013

Clube da Ópera - Bastidores...

No dia 22 de abril exibimos no Cine Villa-Lobos a ópera Cavalleria Rusticana de Pietro Mascagni e a turma do clube da ópera esteve presente, todos caracterizados por seus personagens prediletos de óperas...

Além da obra-prima ouvida e vista, deleitamos de momentos intensos e uma confraternização especial com quitudes e sorteios de cds, livros, revistas, etc...

Compartilhamos aqui este momento tão marcante que sem dúvida melhora nossa escola e mostra que estamos vivos e um pouco mais perto da verdadeira arte de aprender.

Obrigado especial à nossa amiga Bia por registrar um pouco disso tudo........


Fernanda

Bia e Ísis

Edson, Bia e João Paulo

Bia e James










Bia e Tati


Edson e Andréia

Bia e Andréia

Fernanda e Rose



Obrigado a todos que compareceram e até a próxima viagem, já marcada para o dia 17 de Junho com a Segunda Verdi onde exibiremos a ópera Nabuco e teremos muitas outras surpresas...

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Parede Falante - Adélia Prado!


Com licença poética

Quando nasci um anjo esbelto,
desses que tocam trombeta, anunciou:
vai carregar bandeira.
Cargo muito pesado pra mulher,
esta espécie ainda envergonhada.
Aceito os subterfúgios que me cabem,
sem precisar mentir.
Não sou feia que não possa casar,
acho o Rio de Janeiro uma beleza e
ora sim, ora não, creio em parto sem dor.
Mas o que sinto escrevo. Cumpro a sina.
Inauguro linhagens, fundo reinos
— dor não é amargura.
Minha tristeza não tem pedigree,
já a minha vontade de alegria,
sua raiz vai ao meu mil avô.
Vai ser coxo na vida é maldição pra homem.
Mulher é desdobrável. Eu sou.
( Adélia Prado )
Do livro Bagagem. São Paulo: Siciliano, 1993. p. 11)
Feliz Dia das Mães...


terça-feira, 14 de maio de 2013

Sessão Espetacular - Bobby Mcferrin...


...Jogado ao canto.....envergonhado por fazer parte de uma educação fraca neste Brasil.....me deparo com esta preciosidade...isto sim....é ensinar.....é entender...é compartilhar....é ser.....Música.....O grande Koellreutter já dizia...."que música é espontaneidade"..."é troca...."

Neste vídeo vocês verão e não somente ouvirão os sons.....é como se todos fossem músicos natos.....

Precisamos urgente desta vida em música....

... Bobby McFerrin é personagem conhecido de nossas investigações musicais e eis aqui mais uma pérola.... Reparem como a música flui e escorre no corpo e alma deste grande artista e nos arrebata...hipnotiza....nos faz querer melhorar...mudar...acreditar em uma nova educação musical....

E trazendo as palavras imortais de meu amigo Sandro Nogueira..... "Precisamos urgente da revolução na fábrica de andróides...."
..........Precisamos acordar.......

É espetacular.............Para quem já viu, veja de novo..............

Este é o nosso primeiro vídeo desta ..............Sessão Espetacular!

World Science Festival 2009: Bobby McFerrin Demonstrates the Power of the Pentatonic Scale


Apreciem sem moderação...


Eusébios..............

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Apresentação de Canto...

**Não teremos exibição do Cine Villa-Lobos nesta segunda, voltaremos no dia 20 de maio.**

"Um olhar sob a consciência humana!"

O Conservatório Municipal de Música Heitor Villa-Lobos, através do Departamento de Canto, convida a todos para uma pequena apresentação de alunos em comemoração ao dia da Abolição da Escravatura. No repertório músicas de Milton Nascimento, Gilberto Gil e o coro dos Escravos de Verdi.

Segunda dia 13 de Maio às 19h30 no Salão do Conservatório.



quinta-feira, 9 de maio de 2013

Convite


"Eu preparo uma canção, em que minha mãe se reconheça, todas as mães se reconheçam, e que fale como dois olhos...” 

(Carlos Drummond de Andrade)


 
Homenagem do Conservatório Municipal de Música 
Heitor Villa-Lobos a todas as mães.



Gostaríamos de convidá-lo para assistir a apresentação da Orquestra Experimental Oswaldo Tiso, formada por professores e alunos do Conservatório Municipal de Música Heitor Villa-Lobos, sob a regência da maestrina Daniele Abreu, que apresentará repertório especial em comemoração ao Dia das Mães. 

Dia 10/05/2013 no Centro Cultural Milton Nascimento, 
à partir das 19 horas. Contamos com sua presença.

Divulguem a amigos e interessados...

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Parede Falante - Beethoven por Drummond...

Gostaria de compartilhar com vocês esta fabulosa poesia do Drummond.  É sobre o gigante Beethoven, suas obras sem iguais - Sinfonias, Sonatas, Quartetos e seu andamentos. - O que diriam os especialistas sobre os "adágios"(movimento lento) de Beethoven? - Um suspiro da eternidade ?
Como o Edgard diz, Beethoven não é clássico, não é romântico, Beethoven é Sublime, um cavalo a todo vapor em direção 'a imortalidade.

A dica essencial é ouvir a música do mestre.. com ela somos melhores como seres humanos. E o Drummond sabia muito bem disso.

 Música infinita a todos...

Robert
  
Beethoven
   
Meu caro Luis, que vens fazer nesta hora
de antimúsica pelo mundo afora?

Patética, heróica, pastoral ou trágica,
tua voz é sempre um grito modulado,
um caminho lunar conduzindo à alegria.
Ao não-rumor tiraste a percepção mais íntima
do coração da Terra, que era o teu
urso maior uivando a solidão
aberta em cântico: entre mulheres
passando sem amor.
Meu rude Luis,
tua imagem assusta na parede,
em medalhão soturno sobre o piano.
Que tempestade passou em ti e continua
a devastar-te do limite
em que a própria morte exausta se socorre
da vida, e reinstala
o homem na fatalidade de ser homem?
  
Nós, os surdos, não captamos
o amor doado em sinfonia, a paz
em allegro enérgico sobre o caos,
que nos ofertas do fundo
do teu mundo clausurado.
nós, computadores, não programamos
a exaltação romântica filtrada
em sonatino adágio murmurante.

 Nós, guerreiros nucleares não isolamos
o núcleo de paixão de onde se espraia
pela praia infinita essa abstrata
superação do tempo e do destino
que é razão de viver, razão florente
e grave.

Tanto mais liberto quanto mais
em tua concha não acústica cerrado
livre da corte da contingência, do barroco
erguendo o sentimento à culminância
da divina explosão que purifica
o resíduo mortal, a angústia misera,
que vens fazer, do longe de dois séculos,
escuro Luís, Luis luminoso
em nosso tempo de compromisso e omisso?

Do fogo em que te queimaste,
Uma faísca resta para incendiar
corações maconhados, sonolentos,
servos da alienação e da aparência?

Quem comporá a Apassionata do nosso tempo,
quem removerá as cinzas, despertará a brasa
quem reinventará o amor, as penas de amor,
quem sacudirá os homens do seu torpor?

Boto no pickup o teu mar de música,
Nele me afogo acima das estrelas.

 

Blog do Conservatório...

Boa noite pessoal...

Estamos fazendo inovações no blog semanalmente. Tudo isso para que em breve possamos transformar este espaço aqui num portal cultural de grande valor.

Esta semana vamos inaugurar mais dois espaços - Parede Falante - onde vocês terão um pouco das mais belas poesias e textos importantes da literatura; e também a Imagem Musical de Vídeos, onde armazenaremos vídeos raros, curiosos, célebres e históricos.

Acima no blog temos alguns marcadores especiais para facilitar o acesso às postagens e estaremos atualizando semanalmente cada tópico..........

Registro aqui também o sucesso de nossa Coluna - Conversa Afinada - com Sandro Nogueira e Ismael Tiso. Breve teremos mais personalidades. Anotem as dicas deles e pesquisem, ouçam..........isto sim é uma aula fantástica para quem quer aprender música de verdade.

Quero aos poucos trazer um pouco de cada arte para nosso blog. É assim que vive a "música" na sua essência; está ligada em importância às suas "irmãs."

Do lado direito do nosso blog temos rádios online, vídeos e também toda semana uma pintura famosa, para que vocês aos poucos possam conhecer melhor cada arte e não só a música.

Música é cultura, linguagem, possibilidade e então cheguem mais perto deste cheiro em palavras que estamos deixando aqui toda semana e exalem vontade de aprender........

Nossa semana do Jazz também foi um grande acontecimento. O workshop de Ismael Tiso e do Sandro Nogueira nos trouxeram informações preciosas e muita música. A Apresentação do Quarteto Líquido foi uma grande experiência sonora para todos... É isso.............Viver a música!

Não adianta só ficar na sala de aula galera..................ouvir, tocar e participar da música boa de sua escola e também da sua comunidade e do mundo afora é que fará a diferença..............

Parabéns Sandro, Ismael e todos que participaram EM CORPO E ALMA...............BRAVO! BRAVO! BRAVO!