E o quanto faz bem sair da rotina e louvar a grande arte sem moderação.
Foram momentos únicos onde tivemos uma aula com o documentário de Wynton Marsalis explicando claramente um pouco do surgimento e evolução do Jazz - Bem didático!
https://www.youtube.com/watch?v=BP1qWrTpiSc
Depois fomos conhecer as obras que importalizaram este estilo e destacamos as 10 mais, e é claro que Take Five de Dave Brubeck e Paul Desmond foi ouvida e experimentada por todos no seu frenético compasso de 5 tempos!
https://www.youtube.com/watch?v=PHdU5sHigYQ
Depois mergulhamos no incrível documentário sobre a vida do pianista Michel Petrucianni. Mágico e sobrenatural o que representou esta personalidade para a história do Jazz. E que música ele tirava do piano.!!!!
https://www.youtube.com/watch?v=qHBGf622cc0
Na parte da tarde, além de documentários tivemos a presença ilustre do professor e pianista Helcio Baroni compartilhando sua paixão pelo mundo de Egberto Gismonti e tendo a dura tarefa de tocar algumas pérolas do Gênio carioca. Foi eletrizante..............a platéia quase saltava da cadeira após cada música ouvida.................e bem calorosamente todos mergulharam neste univeso Gismontiano. Helcio ainda nos abrilhantou com suas composições autorais e ainda fez uma improvisação sobre um tema sugerido pela platéia!
https://www.youtube.com/watch?v=XKAyct1D3_8
Motores aquecidos e assim tivemos uma palestra surpresa do professor Lúcio Gomes falando um pouco de sua vida como músico e contrabaixista e mostrando um pouco mais de perto o que seria o famoso Jazz de New Orleans. Foi super enriquecedor e ajudou todos a entenderem as raízes deste gênero fabuloso
Após um breve intervalo, o professor Mauro Marques mostrou-nos a importância da voz como instrumento musical e discursou sobre o documentário - A UM Passo do Estrelato, contando de perto a vida de várias mulheres e homens que fazem vocais de apoio para celebridades e quase nunca são lembradas pela história. Uma palestra sensível e informadora.
Vejam um pouco destas emoções através de fotos..............
É isso aí...............viver a música em seu mais estado puro, ela mesma!