Dica de Filme! Já nas Locadoras!

"NÃO ACREDITE EM NADA QUE SEU PROFESSOR DIZ! QUESTIONE TUDO!


HANS-JOAQUIM KOELLREUTTER




Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)

Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)
NOVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=NymoG_qNyLY

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Imagem Musical - Nelson Freire

No dia 01 de Agosto, o sul de Minas Gerais foi brindado com uma apresentação muito especial e inesquecível. Nada mais, nada menos que o um dos maiores pianistas do mundo. Nelson Freire. Seu nome e excelência dispensam apresentações. Sua música é definitivamente uma das maravilhas mais cobiçadas do planeta. Tive o privilégio de assistí-lo no teatro de Poços de Caldas e no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em concertos solo. Agora, a cidade de Boa Esperança(terra natal de Nelson) ganhou um presente que deixou todos os presentes enaltecidos. Nelson Freire tocou o Concerto 4 de Beethoven com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Uma apresentação emocionante e sublime.
Foi uma noite única. Cidade lotada e muitos ali que nunca tinham visto uma orquestra e nunca tinham ouvido tamanha música, ganham presente múltiplo. Obra maior de Beethoven nas mãos do re-inventor genial. Beethoven soa fulminante nas mãos de Nelson Freire. Mas cabe ternura e a sabedoria do intérprete consagrado.

No dia seguinte foi lançado uma Biografia de Nelson Freire (Nelson Freire - A Pessoa e o Artista de autoria de Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza) na Casa da Cultura de Boa Esperança e assim deixo umas fotos do semblante inigualável do mestre. Agradeço as fotos cedidas gentilmente pela pianista e amiga Myrian Pinto, que se emocionou com a apresentação e foi lá dar umas palavrinhas mais de perto com o grande gênio.





E você ainda não ouviu nada tocado por ele? Corra e vá descobrir mais este universo. É algo que não pode faltar na formação de um músico.
Fiquem com o programa Harmonia Especialmente mostrando este Concerto em Boa Esperança e todos os bastidores da apresentação. 





sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Parede Falante! Gregório de Matos e Zé Miguel Wisnik

O Gosto do som! Ai de mim, que posso "ouvir" com os "olhos" as palavras tão fortes e febris ressoando por dentro de meu interior, movendo minhas entranhas em "agonia de felicidade" remota. Ai de mim, Mortal Loucura!

Assim me falou os versos emergentes do poeta  Gregório de Matos(1636-1696).
Faz tanto tempo que ele gritou e só hoje ecoou na minha alma esta beleza sem par. Mas mesmo assim, obrigado por ter gritado em minha direção....


Na oração, que desaterra …............................. a terra,
Quer Deus que a quem está o cuidado …........ dado,
Pregue que a vida é emprestado ….................. estado,
Mistérios mil que desenterra .........................… enterra
.
Quem não cuida de si, que é terra, …............... erra,
Que o alto Rei, por afamado …......................... amado,
É quem lhe assiste ao desvelado …................. lado,
Da morte ao ar não desaferra, …...................... aferra.

Quem do mundo a mortal loucura .................… cura,
A vontade de Deus sagrada ….......................... agrada
Firmar-lhe a vida em atadura …........................ dura.

O voz zelosa, que dobrada …........................... brada,
Já sei que a flor da formosura, …..................... usura,
Será no fim dessa jornada …............................ nada.

.....................................

mas se as palavras jamais me bastassem, fui surprendido pela releitura em música de um cantador daqui da nossa era, numa das mais emocionantes estadas do casamento de palavra e música. Fico grato senhor "SOM e SENTIDO.!" Zé Miguel Wisnik e sua magistral - Mortal Loucura! Não é para ouvir, é para "caminhar em música, numa procissão, de pés no chão, papel-poema na mão e sinceridade de cabeça baixa só sentindo..................só sentindo....................só sentindo...............só sentindo.........a vontade da melodia maior-sabedoria!............... ..."






quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Sessão Espetacular! As palavras de um gênio!

E lá se foi o julho de férias e sim, descansamos em meio às maravilhas da arte. Afogamos perante ao esplendor de tanta coisa bonita que apareceu em nossa frente..........Sim, julho fervilhou de acontecimentos e eventos culturais em nossa região. Mas certifico mais uma vez, que só é agraciado em sua plenitude aquele que corre atrás da oportunidade.

Breve falarei com detalhes um pouco mais destes acontecimentos fantásticos de férias.

Mas hoje, estou aqui para compartilhar uma entrevista célebre do Compositor e arranjador maior - Dori Caymmi.

Acredito que todas as palavras dele aqui são tudo que precisamos para voltar às aulas de música. E alunos, bebam sem moderação desta arte, pois o caminho do sucesso será garantido! O tanto de sabedoria que cabe numa pessoa e música sim é um complexo de tantas artes.

https://www.youtube.com/watch?v=5_088iJLDcg

E a música???????????????? Ahhhhhhhhhhhh sim............o segredo é ouvir!

https://www.youtube.com/watch?v=J1T5YtZmQ0U