Dica de Filme! Já nas Locadoras!

"NÃO ACREDITE EM NADA QUE SEU PROFESSOR DIZ! QUESTIONE TUDO!


HANS-JOAQUIM KOELLREUTTER




Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)

Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)
NOVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=NymoG_qNyLY

domingo, 19 de fevereiro de 2017

A VIDA DE UM HERÓI!

Boa noite nobres amigos.......

Semana passada fomos investigar pontos curiosos que entrelaçaram o "herói" - o músico em questão - a profissão músico- a razão de ser e do como traduzir esta diva dos sons -  O que é Música? - Esta pergunta sempre permeia nossos caminhos e após uma estada Beethoviana rumo ao modernismo, acredito que ela cabe tão fortemente e precisamos refletir sobre ela.....e muito.............e foi assim que todos se manifestaram e chegaram numa bela palavra - EXPRESSÃO - EXPRESSAR - 

sim...........está aí uma bela palavra........mas o caminho se amplia dia a dia em cada nova aventura........

queria sentir como a definição de música de cada um cabia em algumas audições e quis que nosso encontro fosse cheio de escutas atenciosas -  

Começamos com o Jardim das fadas de Maurice Ravel da Suíte Mamãe Ganso..........(pequenas peças reunidas pra expressar contos de fadas).......ouvimos a última delas na versão orquestral feita em 1912- 


Depois ouvimos a original para dois pianos composta em 1910.....



Investigamos as interpretações e sobretudo as variações tímbricas, ora no piano e ora na orquestra................

abaixo um link com uma análise mais profunda da suíte..

De curiosidade deixo a suite toda tocada magistralmente por dois ícones do piano, um jovem e outro já consagrado.........Lang Lang com Martha Argerich.........que maravilha.................reparem o envolvimento dos dois e a entrega 'a serviço da música...........
1- Pavana da Bela Adormecida
2- O Pequeno Polegar
3- Laideronnette - a imperatriz dos pagodes
4 - A bela e a Fera
5- O Jardim das Fadas


Aproveitamos esta troca de reflexões e definições e fomos falar sobre o equilíbrio - como Beethoven, Debussy e também Ravel estiveram procurando este sabor - eram ousados, mas voltavam para a melodia em algumas obras... - 

Ouçam a beleza particular do terceiro movimento do quarteto de cordas de Debussy - reparem na polifonia - Reparem como Debussy esconde os temas de beleza, mas ele se entrega - Busquem o "âmago" da peça - o ápice - percebam isto nos minutos  - 4`36  - (poucos segundos de deleite e tudo se esvai no mistério.........)

"Os sons constroem as imagens que vislumbramos em nossa imaginação ou apenas continuam a ser sons puros..........."

Fomos também investigar o terceiro movimento do quarteto de cordas de Ravel - Reparem como ele é mais claro de idéias musicais, mas ele omite a beleza lógica.........(menos polifônico)........


Nossa, parecia que este encontro jamais chegaria ao fim - eu disputava com os minutos para dar tempo de compartilhar tudo que programara - e a figura do herói eu queria salientar em tudo que falavamos e ouviamos - sim e sobretudo na figura do Educador - do Pensador e do músico -  

Pra encerrar coloquei um trecho pequeno da entrevista do Rubem Alves no programa Provocação...........Deixo aqui na íntegra, pois vale a pena ver e refletir - Quem é o herói???????????????


..........................................................
em tempos que a maioria se encontra numa tela vaga, com um vago aceno e esquece a vida presente, real, aquela vida do abraço, do tapinha nas costas em um amigo, ainda lutemos pelas coisas suntuosas. Amplio aqui o que chamo de oportunidade, para se fazer oportunidade, se fazer existir num ambiente que te elevará ao patamar mais consciente do que é ser músico!

E claro, música se aprende com música. E ouvir é a chave para se conseguir o resultado da excelência! Que venham todos os mestres!

Boa viagem sonora a todos!

domingo, 5 de fevereiro de 2017

2017 - oportunidade!


E neste 2017 acredito que a palavra que vou perseguir, mais uma vez é esta poderosa palavra - "OPORTUNIDADE!"

E neste primeiro post do ano, quero reafirmar o que acredito ser a maior força para aprender música - "se dar oportunidade", foco, entrega, pesquisa e definitivamente pegar a Oportunidade como premissa de seus caminhos.

Hoje com tanta coisa acontecendo e a informação tão exposta e gratuita pela internet, aprender música se tornou um bem fácil de ser conseguido, mas sua excelência ainda vai demorar para ser atingida se não tivermos uma amplitude maior de nosso estudo.

E assim, as artes irmãs podem dar toda a força na formação. Cinema, literatura, pintura, dança, enfim, procurem conhecer um pouco mais dos sabores da arte e assim estarão chegando mais perto de uma música maior e com certeza, mais rica.

-------------------------------------------------------------------------

E aproveito aqui para compartilhar a força do que vamos ter neste fevereiro de 2017, mais uma entrega do grande prêmio do cinema, o Oscar 2017.

Nestas férias de janeiro tive o privilégio de correr atrás dos indicados em suas categorias e me surpreendi e me emocionei com tantos filmes com suas histórias reais e imaginárias. 

No lado direito deste blog vocês encontram os trailers dos indicados à melhor filme. Está imperdível!

DESEJO A TODOS UM ANO FORTE E COM MUITA CONCENTRAÇÃO PARA O ESTUDO DA MÚSICA. QUE SEJA SINCERO, REAL E COM MUITA PERSISTÊNCIA. E SIM, AGARRE A OPORTUNIDADE DE IR A UM CONCERTO, DE LER UM LIVRO, DE OUVIR UM ALBUM NA ÍNTEGRA, DE ASSISTIR UM FILME DIFERENTE. DE PERGUNTAR AO SEU PROFESSOR TODA A HISTÓRIA DO INSTRUMENTO QUE VOCÊ ESTUDA!

OPORTUNIDADE, EXPERIMENTE - MUDE SEU JEITO DE ESTUDAR NESTE 2017! PROCURE MAIS! DESEJE MAIS E COM CERTEZA TUDO SERÁ MÁGICO E MUSICAL.

FELIZ 2017 E ÓTIMO ESTUDO A TODOS....

E CLARO, FIQUE DE OLHO NESTE BLOG, QUE CERTAMENTE SERÁ UM DIFERENCIAL PARA SEUS CAMINHOS DO APRENDER!

---------------------------------------------------------------
E UMA OBRA??? PARA CHORAR E PARA VIVER?