Nos deparamos com uma matéria linda, de autoria da aluna do Conservatório Villa Lobos, a amiga Andréia Silva.
Orgulho, felicidade, carinho, amizade... Um mister de sensações, as mais agradáveis possíveis.
Obrigado, Tia Andréia...
É muito bom chegar o final do ano e podermos ver o que de bom aconteceu a nossa volta. O ano ainda nem acabou, é certo, mas o momento de reconhecer as grandes atitudes é agora. Num tempo em que tanto se fala em mudanças, em quebra de paradigmas, quer sejam de natureza pessoal, social ou educacional, tenho o imenso orgulho de poder citar o Conservatório Municipal de Música “Heitor Villa Lobos, como um sinal ou, por que não dizer, um modelo de inovação, empreendedorismo. O respeito e o compromisso para com o desenvolvimento holístico de seus alunos de forma a mediar um aprendizado que vai muito além do óbvio e às vezes mediocremente explícito em livros, talvez ainda denominados métodos, não sei, são ferramentas utilizadas por esta instituição que a fazem despontar no cenário da educação musical.
“MÚSICA É POSSIBILIDADE!” Tão sabiamente dita, por alguém igualmente sábio, esta frase ilustra os recentes anos do nosso querido Conservatório.
Com a intenção de oportunizar aos seus estudantes um aprendizado diferenciado e global da música, muito além de simplesmente convertê-lo em ato mecanizado, a escola oferece, semanalmente, às segundas-feiras, a rica e ímpar oportunidade de, segundo DÉCIO PIGNATARI, “OUVIVER” a música- momento de apreciá-la, senti-la, imaginá-la, desenhá-la, saboreá-la, conhecê-la, discuti-la, decifrá-la, SEM MODERAÇÃO!
Segunda-feira é dia de Imagem Musical: é este o nome da viagem. É quando tudo se encaixa: os instrumentos e seus timbres; os músicos, os compositores e suas histórias; os estilos e suas particularidades; os bastidores do espetáculo, se assim posso dizer, toda a gestação da música.
Não bastassem este magnífico projeto e a impecável atuação de todos os professores, tenho ainda que ressaltar a mais nova proposta: às quintas-feiras acontece um laboratório, isto mesmo, no qual alunos têm a oportunidade de experimentarem a música, aventurarem-se, compartilharem com o professor, juntarem suas almas às técnicas desenvolvidas durante as aulas práticas e teóricas.
Você, caro leitor, deve estar se perguntando: será mesmo assim? Posso lhe assegurar que sim. Isto é realmente incomum na maioria das instituições educacionais que conhecemos, e que sabemos, são tão conservadoras. CONSERVAtório, este nome nem combina com o que você leu, não é? Tudo se mostra novo, vivo... Não se parece em nada com escolas que cortam as asas quando deveriam favorecer o vôo, não é assim?
Ouvimos sempre que temos que lutar por mudanças, reivindicar direitos, essas coisas. Que alegria imensa não estar aqui, agora, para reivindicar nada.... mas para agradecer e parabenizar. Obrigada Três Pontas, por perceber que nossos estudantes de música precisam e merecem uma escola diferente. Merecemos o nosso Conservatório como está, bem à frente do seu tempo!!! Parabéns professores, funcionários e diretoria! Acredito que esta gestão proativa, participativa, inovadora, receptiva e aberta às sugestões de seus professores e às experiências compartilhadas seja o segredo deste sucesso.
Uma semente, por melhor que seja não germina em solo ruim. Cuidem, então, de fertilizar sempre este “solo” para que a semente musical vingue, transforme-se em Jequitibás - como diz “meu amigo” Rubem Alves- fortes, de raízes profundas, acolhedores, de troncos enormes, que sejam duradouros e que não se transformem em eucaliptos, de raízes superficiais, produzidos em grandes quantidades, de vida rápida e que não fazem história!
Ah, POSSIBILIDADE, OPORTUNIDADE E LIBERDADE NÃO RIMAM POR ACASO!!!!
Andréia Silva
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