CONSELHOS AOS
JOVENS MÚSICOS por ROBERT SCHUMANN (1810-1856)
ü A educação do ouvido é o que há de mais
importante. Dedicar um tempo para discernir o som de cada umas das tonalidades.
Conheça e identifique os sons da natureza e de todos os objetos ao seu alcance.
ü Repita os exercícios em diversas velocidades.
É como se a cada dia você falasse o abecedário sempre mais rápido. Saibam
utilizar e organizar melhor o seu tempo.
ü Aprendei as leis fundamentais da harmonia. Não
ter medo da teoria, harmonia, contraponto. Essas matérias são importantes e na
medida em que você vai aprendendo elas lhe serão muito úteis.
ü Tocai sempre com alma e não interromper uma
peça pela metade; vá sempre até o fim.
ü Repasse sempre os compassos que você tiver
dificuldades.
ü Faça sempre muito bem e de forma expressiva as
obras fáceis; isso será melhor que tocar de forma medíocre obras difíceis.
ü Cuide para que seu instrumento esteja sempre
em boas condições e afinado.
ü É importante que você toque as obras, mas
especialmente que você possa solfejar cada uma delas sem o auxílio do piano ou
qualquer instrumento. A imaginação, o cérebro devem ser desenvolvidos ao ponto
de reter e identificar as harmonias que são o apoio das melodias e também a
melodia como ela é.
ü Mesmo que você não tenha uma boa voz, cante à
primeira vista sem o auxílio do piano ou qualquer outro instrumento, porque
somente dessa forma seu ouvido musical se desenvolverá continuamente. Mas se
você tiver uma boa voz, não hesite em cultivá-la, considerando que ela é um dos
melhores dons do céu.
ü Você deve ter a capacidade de ler toda a
música e de compreendê-la apenas olhando para ela.
ü Tocar sempre como se estivesse na presença de
seu mestre.
ü Quando receber uma partitura desconhecida, que
você nunca viu, trate de decifrá-la integralmente à primeira vista apenas com o
olhar, antes de utilizar um instrumento.
ü Quando você estiver na sua jornada de estudos
e você ficar cansado, é preferível não continuar. É preferível descansar a
trabalhar sem prazer e sem concentração.
ü Quando você já tiver idade avançada, não vos
ocupeis de coisas banais. O tempo é precioso. Temos de viver cada momento e
conhecer tudo o que é bom e importante.
ü Nenhum homem deve se alimentar somente de
bombons. A alimentação espiritual deve ser simples e substancial para o corpo.
Os mestres devem nos fornecer alimentação abundante. Atentai a isso.
ü Passagens difíceis e rápidas. A bravura não
tem valor quando não a colocamos ao serviço das idéias.
ü Não perca seu tempo com peças ruins, utilize
suas energias para suprimi-las. Nunca toque, nem escute peças ruins, só se você
for forçado a fazer isso.
ü Não se preocupe em buscar apenas obras, como
chamamos de “bravas” (maravilhosas e difíceis). Trate de produzir obras que
você possa se exprimir e que possa reproduzir as idéias do compositor. Fazer
coisas que não pode fazer podem levá-lo ao ridículo.
ü Considere odioso: de trocar, adicionar ou de
omitir qualquer coisa na obra de um mestre. Isso é uma grande injúria que
fazeis à arte.
ü Quando for escolher uma obra, dirija-se sempre
a uma pessoa mais experiente e de maior idade que você, assim não perderá seu
tempo.
ü Vós devereis se aplicar constantemente ao
estudo e ao conhecimento de obras importantes de autores renomados.
ü Não vos deixais seduzir por aplausos obtidos
por grandes virtuoses. Prefira o elogio de um artista ao elogio da multidão.
ü Tudo o que surge pelo modismo, se vai da mesma
maneira. Se você não se aplicar a fazer boa música e a realizar um trabalho de
forma durável, quando envelhecer você se tornará insuportável para todo o mundo
e não será uma pessoa estimada.
ü Tocar em todo e qualquer local traz mais
inconveniências que vantagens. Por isso leve em consideração seu público.
Recuse firmemente tocar em qualquer lugar e tocar qualquer obra.
ü Não negligencie a possibilidade de tocar com
outras pessoas e fazer música de câmara. Este exercício contribui para motivar,
dando destreza e brilhantismo.
ü Se todos os violinistas fossem primeiros
violinos, nunca se poderia organizar uma orquestra por isso respeite a posição
de cada músico.
ü Respeitai seu grupo, seu instrumentos de
trabalho, mas não se considere como o único e superior a todos os outros.
Pensai que há aqueles que também fazem um bom trabalho. Lembrai que há
cantores, instrumentistas, corais e orquestras que são sempre chamados a
interpretar o que há de mais sublime na música.
ü À medida que você vai crescendo, aproxime-se
de um mestre e mostre seu trabalho.
ü Não se esqueça de tocar obras dos grandes
mestres. Faça seu planejamento diário de estudos baseado nessas obras para que
você se torne um bom músico.
ü Junte-se a pessoas que saibam mais que você.
ü Insira entre seu material de estudos a leitura
de obras de escritores importantes. Passeie com certa freqüência no campo e em
locais aprazíveis.
ü Poderemos aprender muito com cantores, mas
não aceite todos os seus conselhos.
ü Seja modesto, lembre que você não está sozinho
no mundo. Lembre-se que você não descobriu, nem pensou em coisas que outros
ainda não o tenham feito. Lembre-se que você tem um dom celestial e que precisa
compartilhar com os demais.
ü O estudo da história da música e a prática de
obras primas de diferentes épocas, é melhor que a vaidade e a presunção.
ü O livro de Anton Friedrich Justus Thibaut de 1824, Über
Reinheit der Tonkunst (sobre a pureza da
música) - deveria ser lido. (Livro este que propõe um estudo da obra de
Palestrina, Victoria e Lassus).
ü Deveria sempre participar de um coro,
especialmente cantando as partes intermediárias, esta prática contribuirá para
que você se torne um bom músico.
ü O bom músico não é aquele que fixa os olhos
desesperados na partitura, ou aquele que só pode ler o que está tocando, curto
de memória, mas o bom músico é aquele que pode ler além do que está tocando,
aquele que pressente o que ainda vai chegar, aquele que não tem a música apenas
na ponta dos dedos e sim na memória e no coração.
ü Como se tornar um bom músico? As principais
qualidades são um bom ouvido, uma perfeita concepção e o grande dom para a
música. De qualquer forma, todas essas virtudes podem ser cultivadas e
melhoradas. Você não se tornará um bom músico se você se fechar para o mundo e
se dedicar exclusivamente ao estudo e à prática do mecanismo, mas sim
multiplicando sua ligação com o mundo musical, particularmente com o coro e a
orquestra.
ü Tomar tempo para ouvir as vozes em todos os
seus principais registros vocais. Participe de um coro, verifique onde se
encontra o seu principal potencial vocal e em que outros pode encontrar efeitos
de expressão e de doçura.
ü Escutai as músicas nacionais, é uma mina
enorme de belas melodias, que lhe abrirá a mente para as principais
características dos diferentes povos.
ü Aprenda a ler as diferentes claves, para que
possa descobrir tesouros de outrora.
ü Conhecei as características de cada
instrumento. Acostumai-vos a reconhecer o timbre, a cor de cada um.
ü Não negligenciais a escuta de boas óperas.
ü Tocai as coisas antigas, mas não esqueçais
ardentemente do novo. Não pré-jungueis nomes que ainda não são conhecidos.
ü Não julgueis o mérito de uma composição após
ter visto ou ouvido ela apenas uma vez. Aquilo que agrada logo de cara, nem
sempre é o melhor. Muitas obras necessitam ser estudadas e muitas obras somente
serão reconhecidas à medida que você vai ficando mais velho e experiente.
ü Ao avaliar uma nova obra, observai se ela é
uma obra de arte, ou se ela só tem o objetivo de divertir amadores. Defendei em
primeiro lugar, mas não vos irriteis com os comentários dos outros.
ü A melodia é o grito de guerra dos amadores.
Não há música sem melodia, mas assegurai-vos que as pessoas entendam o real
significado dessa palavra; são motivos fáceis a memorizar, rítmicas e
agradáveis. No entanto pode parecer outra coisa, especialmente quando
observamos as obras de Bach, Mozart e Beethoven, que são bem diferentes entre
si. Por certo seu gosto pode mudar ao observar aquilo que se chama de melodia
nas óperas italianas.
ü Você poderá ter pequenas melodias que se
seguem e se encadeiam entre si, o que dá um belo resultado, mas se uma dessas
melodias sem instrumento algum chegar a seu espírito, é ainda melhor e devereis
ficar ainda mais satisfeitos. É ai que o sentido interior da tonalidade deve
ser despertado em você. Os dedos devem executar apenas o que sua memória
concebeu.
ü Se começais a compor, meditar, combinar,
organizar idéias musicais em sua cabeça, não passe esta obra imediatamente para
o piano antes de fixá-la em sua memória. Se a música surge de seu interior, se
você consegue sentir, então o mesmo vai acontecer com os outros.
ü Se o céu vos proveu de uma imaginação ativa,
permanecereis durante horas solitárias sobre sua música ou sobre seu
instrumento, como se vocês se enfeitiçassem; vocês respirarão e exalarão sua
alma nas harmonias celestes e se sentirão, talvez, um tanto misteriosos, saindo
de um círculo mágico que o domínio da harmonia vos será mais conhecido. Serão
as horas mais felizes de sua vida. Cuidado para não se envolver de tal forma
que essas forças e seu tempo não seja dedicado a fantasmas, por assim dizer. É
somente pelo sinal preciso e uma escrita pronunciada que chegareis a dominar a
forma e a desenvolver corretamente suas idéias. Quanto mais você escrever,
menos improvisará.
ü Adquira conhecimentos necessários para dirigir
uma orquestra. Observai sempre os melhores regentes e pense em dirigir uma
orquestra a partir de sua mente, assim podereis ter a conta correta de suas
intenções e assim sabereis entender o que está acontecendo.
ü Não negligencie o estudo da vida, assim como
as outras artes e ciências.
ü As leis da moral também regem a arte.
ü Sua escalada será sempre mais alta, na medida
de seu trabalho e perseverança.
ü Com uma libra de ferro (medida de peso)
podemos fabricar milhares de molas de relógio. O valor dessas peças é mil vezes
mais caro que a peça de ferro que originou as molas. Empregai o fruto dessa
libra que vós recebestes do céu.
ü Nada grande acontece na arte se não houver
entusiasmo.
ü A arte não traz riqueza. Sejam nobres artistas
e o restante vos será dado durante todo o caminho.
ü Vós somente compreendereis o espírito, quando
forem mestres da forma.
ü Somente um gênio pode compreender outro gênio.
ü Alguém disse: o bom músico deveria poder, na
primeira audição de uma obra orquestral, salvo algumas dificuldades da obra,
ver de alguma forma a partitura diante de seus olhos espirituais. É a maior
perfeição que pudemos imaginar.
ü Nunca paramos de aprender.
Extraido
do Album Für Die Jugend Kinderszenen de Robert Schumann
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