...mais uma vez nos embriagamos numa saga
fenomenal........................penetrar na era gótica da música. Fomos
pesquisar a nascente, a descoberta e o desenvolvimento da transformação da
música em obra de arte e assim ganhamos nossos dois primeiros expoentes... Os
franceses Leonin e Perotin.
Há tão pouco sobre a vida destes dois fenômenos, mas o que
eles nos deixaram é realmente algo sem igual, tão pouco em números, mas de uma
força e beleza que nem acredito e foi assim que começamos...
Ouvimos o cavernoso Benedicamus Domini de Leonin.
A arte dos sons nunca mais foi a mesma após estes dois e se
nos deparamos com obras tão fascinantes hoje, tenho certeza que a ousadia
daquela época fez toda diferença para o destino que a evolução da música
tomaria.
Aqui surge os princípios de Harmonia, a preocupação de
mostrar não mais apenas um texto, mas a criatividade de fabricar sons que
pudessem encantar as pessoas, elevar seus corações e aproximar o homem para
mais perto de Deus...
Agora a música realmente atingiria os céus...
A obra que também destaquei e é considerado o ápice daquela
era, é o famoso Viderunt Omnes...Cântico para a comeração natalina.
Fico encantado com a mística desta época... Há tanta
sinceridade e maestria na condução dos sons, que parece que o que ouvimos é
definitivamente "catedrais em sons..."
A´primeira e grande inovação da chamada Escola de Notredame
é a colocação de mais uma parte para acompanhar as famosas melodias do
cantochão ou canto gregoriano. Este tipo de música foi chamado de Organum,
Duplum. Aqui podemos ouvir o Viderunt Omnes de Leonin.
Leonin compilou toda a música dos rituais da igreja num
livro que sobreviveu e assim é nosso guia histórico. O Magnus Libero, ou o
grande livro. ´'A partir dele temos a certeza da beleza e da pesquisa que
os franceses estavam desenvolvendo...
Outro músico que confirma a era das inovações foi o sucessor
e discípulo de Leonin, Perotin o Grande. Ele expande o Organum para mais partes
chegando no cume com seu Viderunt Omnes a quatro vozes, chamado de Quadruplum.
Agora quatro melodias simultâneas desfilavam sua beleza sobre os textos
sagrados...
Reparem que a base para a construção das músicas deste
período ainda são as melodias do canto gregoriano. Em ambos os Viderunt Omnes
dos dois compositores encontramos o canto original. Aqui o canto gregoriano,
Viderunt Omnes.
(Que maravilha de música. E hoje pensar no que virou a música
dentro da igreja no Brasil..............que lástima.......(salve a greja do São Bento que ainda mantém o canto gregoriano.......)
Mas o ápice do nosso encontro foi ver no documentário que
exibi, A Música da era Gótica em todo o esplendor destes acontecimentos...
Isto é magistral. Um dos documentários mais fascinantes que vi e assim revelando todo o império do nascimento da música ocidental nas mãos destes mestres da arte gótica.
Se entreguem, pois uma viagem inacreditável está começando:
Leonin e Perotin. Fascinante. É uma viagem a outro mundo, outros tempos... Tempos que jamais passarão. São músicas que trazem consigo uma magia eterna que nos protege, como um porto seguro, destas realidades líquidas de hoje...
ResponderExcluirFascinante; essa era gótica da musica, pretendo aprender e ouvir um pouco mais.
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