De volta com mais uma super Conversa Afinada.
Temos a honra de receber as preciosas palavras da professora e pianista - Eldah Drummond.
Durante muitos anos dedicados à música, esta notável amiga e profissional formou grandes íntérpretes, compositores, improvisadores e excelentes ouvintes durante toda a sua carreira.
Eldah Drummond lecionou em Faculdades, Conservatórios e Escolas de Música. Participou e promoveu concursos de piano e sempre esteve preocupada com a melhor formação de seus alunos. Hoje trabalha na Coordenação da Classe de Piano do conceituado Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas e leciona aulas particulares na cidade de Lavras.
Tenho certeza que vocês vão aprender muito com esta entrevista. Anotem todas as dicas e nosso boa viagem ao mundo da Música. Desfrutem...
Durante muitos anos dedicados à música, esta notável amiga e profissional formou grandes íntérpretes, compositores, improvisadores e excelentes ouvintes durante toda a sua carreira.
Eldah Drummond lecionou em Faculdades, Conservatórios e Escolas de Música. Participou e promoveu concursos de piano e sempre esteve preocupada com a melhor formação de seus alunos. Hoje trabalha na Coordenação da Classe de Piano do conceituado Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas e leciona aulas particulares na cidade de Lavras.
Tenho certeza que vocês vão aprender muito com esta entrevista. Anotem todas as dicas e nosso boa viagem ao mundo da Música. Desfrutem...
Satie - Eldah, grande prazer tê-la conosco neste espaço super
enriquecedor do blog. Você como professora de piano e também de educação
musical, como está vendo o ensino da música atualmente em nosso país? Qual sua
opinião sobre as faculdades brasileiras de música à distância?
Eldah - Caminhamos ainda em andamento “Adagio”
se analisarmos o percentual de jovens brasileiros educados musicalmente. Faltam
professores envolvidos de forma significativa com a Educação Musical em
decorrência de uma cultura bastante opaca neste sentido. Apesar da criação de
leis e alguns projetos, a maioria dos brasileiros ainda tem grande deficiência
no que diz respeito a conhecimento de música e em Música. Desde 2011 está em
vigor a lei que estabelece a obrigatoriedade da Música nas escolas, mas não
acredito que só a aprovação desta lei trará os benefícios necessários para que
nossa juventude entre no mundo da música e vivencie o universo musical que é
tão extenso e intenso. Falta a consciência desta prioridade nos políticos e
dirigentes de escolas – a maioria desconhece o valor e a capacidade de
transformação do ser humano através da Música.
Quanto às faculdades a distância, poderá
ser uma valiosa oportunidade para todos os que não conseguem, por motivos
diversos, estar presentes nas cidades onde existem faculdades presenciais. Não
posso avaliar esta questão por não conhecer o corpo docente, as propostas, as
metas e objetivos, assim como os resultados que vêm sendo obtidos na atualidade
através destas Instituições.
Satie - Ao longo de sua dedicada profissão, você formou muitos talentos
que hoje são profissionais de destaque no cenário brasileiro e também
internacional(Citando alguns: Clayton Prosperi, Hélcio Baroni, Bruno Camargo, Írio Júnior, Wilke lahman, etc). Que dica você daria para nossos leitores alunos que estão
querendo tentar este caminho na música?
Eldah - Entrem de corpo e alma nos
objetivos a que se propõem. Estudem muito, busquem conhecimento em festivais,
cursos, bons contatos. Ouçam muita música, leiam bastante, não se satisfaçam
com migalhas! Corram atrás!
Preparem-se e sejam competentes na
profissão que escolheram e seus espaços estarão garantidos.
Satie - Como vai hoje a Eldah ouvinte? O que tem ouvido? Que intérpretes
têm te chamado mais atenção?
Eldah - A Eldah ouvinte
vai muito bem; não economiza quilometragem para ouvir boa música ao vivo. São
Paulo e BH oferecem excelentes programações, além da TV Senado aos domingos
trazer sempre orquestras de alto nível como a de Nova York e a de Berlim.
Ganhei três Cds incríveis: 1) “ Homenagem a Gilberto Tinetti”: ele toca o trio
de Brahms para clarineta e cello com Luiz Afonso Montanha e Robert Suetholz –
em seguida, o quinteto de Elgar para piano e cordas com o grupo Ensemble SP.
Magníficos!
2) “Brasilianishe Kammermusik” com o pianista Michaele Uhde e seu Trio Schumann interpretam compositores brasileiros: Oswald, Mignone, Guarnieri e Gallet. Depois de assistir ao vivo, já ouvi várias vezes e é sempre surpreendente!
3) O pianista Eduardo Monteiro interpreta Henrique Oswald em dois quintetos para piano e cordas com os excelentes músicos do Ensemble SP, além de alguns duos. Betina Stegmann e Nelson Rios nos violinos, Marcelo Jaffé na viola e Bob Suetholz no cello. Grande pianista o Eduardo, faz música com brilhantismo, vigor e sensibilidade, vale a pena conferir! Fiquei encantada com a obra de Oswald e através destes Cds pude admirar, conhecer e reverenciar este grande nome da música brasileira.
http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=341
Canto Elegíaco - Henrique Oswald
2) “Brasilianishe Kammermusik” com o pianista Michaele Uhde e seu Trio Schumann interpretam compositores brasileiros: Oswald, Mignone, Guarnieri e Gallet. Depois de assistir ao vivo, já ouvi várias vezes e é sempre surpreendente!
3) O pianista Eduardo Monteiro interpreta Henrique Oswald em dois quintetos para piano e cordas com os excelentes músicos do Ensemble SP, além de alguns duos. Betina Stegmann e Nelson Rios nos violinos, Marcelo Jaffé na viola e Bob Suetholz no cello. Grande pianista o Eduardo, faz música com brilhantismo, vigor e sensibilidade, vale a pena conferir! Fiquei encantada com a obra de Oswald e através destes Cds pude admirar, conhecer e reverenciar este grande nome da música brasileira.
http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=341
Canto Elegíaco - Henrique Oswald
Satie - Durante seus estudos e formação musical, quais eram os
compositores que você tinha mais afinidade para tocar e por que?
Eldah - Na minha juventude não
fugi muito à regra dos adolescentes apaixonados por Chopin e seu romantismo
inconfundível. Sua música tão bem elaborada com harmonias repletas de surpresas
e sutilezas sempre chegou como “amor à primeira vista”, mas depois ficava no
rol das preferências, para a cada escuta uma nova descoberta! Debussy sempre me
chamou a atenção, quer pelas características de uma roupagem diferente quer
pela nova linguagem ao expressar imagens, paisagens, personagens, em matizes de
cores infinitas... Gostei muito de estudar Liszt e Ravel: um dos Sonetos de
Petrarca
e o Rève D’amour assim como a Sonatina deste último citado
Acho a questão de afinidade um pouco complicada, pois em cada obra, iniciado o estudo, temos que buscar o máximo de aproximação com o compositor senão o estudo não traz bons resultados. Foi assim com Bach e Beethoven. Em cada um deles tentava compreender suas intenções para conseguir executá-los com minha pouca maturidade – assim constatei com o passar dos anos (a questão da maturidade).
e o Rève D’amour assim como a Sonatina deste último citado
Acho a questão de afinidade um pouco complicada, pois em cada obra, iniciado o estudo, temos que buscar o máximo de aproximação com o compositor senão o estudo não traz bons resultados. Foi assim com Bach e Beethoven. Em cada um deles tentava compreender suas intenções para conseguir executá-los com minha pouca maturidade – assim constatei com o passar dos anos (a questão da maturidade).
Satie - Você saberia nos falar quais são suas três obras musicais
inesquecíveis? E também seus três intérpretes imortais?
Eldah - Considero bem difícil
responder esta questão, pois grandes compositores nos oferecem uma quantidade infinita
de obras primas. Os três Bs: Bach, Beethoven e Brahms. Mozart, Chopin e
Schumann, Mendelssohn, Grieg e Dvoràk, assim como os modernos, os espanhóis
Granados, Albeniz e de Falla, nos deixaram um legado riquíssimo entre
instrumento solo, música de câmara e orquestra. Assim, vejo dificuldade em
apontar três preferências, mas vou escolher as que me sensibilizam bastante
quando ouço: - Elgar: Variações sobre o tema “Enigma”, em especial o tema e a
variação nº 9, Nimrod.
Chopin: A 1ª Balada.
Grieg: a 1ª Suite Peer Gynt.
Na
escolha de três intérpretes ficaria com: Arturo Toscanini
e Bernstein como regentes,
Glenn Gould para Bach
e Mitsuko Uchida para Mozart.
e Bernstein como regentes,
Glenn Gould para Bach
Satie - Pela sua experiência, como você vê a importância do professor de
música continuar estudando e tocando?
Eldah - A premissa “faça o que eu
digo e não o que eu faço” não angaria bons resultados quanto pretende. O mais
confiável seria: “faça como eu faço ou melhor”; estude, estude e estude para
aprender a tocar e fazê-lo de maneira especial. O professor é o exemplo mais
próximo que o aluno tem e assim sendo, tem a obrigação de “colocar a mão na
massa” e demonstrar sua capacidade através do exemplo.
Satie - Eldah, responda: - O que é música?
Eldah - Música são sons em
movimento transformados em arte quando ultrapassam os limites dos sentidos
comuns, interagindo com o nosso eu mais íntimo de forma simples ou
rebuscada, mas sempre significativa. Manifestação de sentimentos através dos
sons, que interligados através de ritmos e harmonias trazem à tona as vivências
mais profundas de nossa alma.
Gostaria de deixar aqui, para reflexão
das pessoas envolvidas com a Música, uma citação:
“Pesquisadores e estudiosos vêm tratando
paralelos entre o desenvolvimento infantil e o exercício da expressão musical,
resultando em propostas que respeitam o modo de perceber, sentir e pensar, em
cada fase, e contribuindo para que a construção do conhecimento dessa linguagem
ocorra de modo significativo.” PCN – BRASIL Parâmetros Curriculares Nacionais –
Arte).
Será que professores de Música
brasileiros em escolas especializadas ou escolas regulares compartilham esta
citação e buscam desenvolver um trabalho pautado no ideal desta proposta?
Um abraço a todos,
Eldah Drummond
................
Mais uma vez ficamos honrados com esta super presença e agradecemos imensamente esta grande musicista. Até a próxima pessoal!
................
Mais uma vez ficamos honrados com esta super presença e agradecemos imensamente esta grande musicista. Até a próxima pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O administrador do Blog do Conservatório não publicará comentários anônimos. Por favor identifique-se. Obrigado.