...e foi com este título em suspense que fomos investigar quem seria o
responsável por esta honra......
E já eternizado a importância de Tchaikovsky para a arte musical e
também Rachmaninov, para a crítica musical e também para a história, um outro
nome se destaca com um valor ímpar para evolução e importância da música russa.
Um compositor bem à frente de seu tempo, preconizando já o modernismo, Modest
Mussorgsky(1839-1881)
foi
o escolhido de nossa viagem musical no último encontro.
Três obras são máximas de sua criação e passaram para história como
exemplos de beleza e criativade:
A suite para piano - Quadros de uma exposição; A ópera Boris Godunov e o
poema sinfônico - Uma noite no Monte Calvo.
Fomos investigar a que seria unanimidade perante público....Uma das
obras mais famosas da música clássica, a suite Quadros de uma exposição é sem
dúvida um retrato fiel de um "passeio por uma galeria de
quadros..."... Depois imortalizado pela orquestração de Ravel, a peça
continua conquistando ouvintes e propondo discussões positivas e grandiosas de
seu real valor e de sua tamanha beleza.....
Abaixo deixo um link com um prospecto bem interessante da obra e do
compositor...
http://musicascomcultura.blogspot.com.br/2012/06/quadros-de-uma-exposicao.html
Para o deleite sonoro fui intercalando a peça orginal tocada
magistralmente pelo também pianista russo E. Kissin e outra na versão
orquestral de Ravel.... Ouçam na íntegra, vale a pena conhecer e aprofundar na
sonoridade magistral que Mussorgsky nos leva....
Kissin
https://www.youtube.com/watch?v=g8ei1NF0oic
Ricardo Muti - The
Philadelphia Orchestra
Não podemos deixar de mencionar que Mussorgsky foi defensor das ideias
nacionalistas integrando o famoso grupo dos Cinco juntamente com Cesar
Cui(1835-1918)
, Mily Balakirev(1837-1910)
, Nikolai Rimsky- Korsakov(1844-1908)
e Alexander Borodin(1833-1887).
O Grupo ferozmente combatia a influência da música italiana e alemã na
arte russa. Mussorgsky integrou e valorizou os costumes de sua pátria, mas
devido á depressão e o vício na bebida viria a falecer bem jovem, deixando
inacabada muitas obras geniais...
Hoje criou-se uma grande polêmica nas composições de Mussorgsky, pois
seu companheiro de grupo Korsakov teria sido responsável por divulgar sua
música, mas deturpando o verdadeiro espírito e também a sonoridade original de
cada peça....
A história resgatou manuscritos originais do mestre russo e montagens
atuais mostram o teor rústico e moderno que as obras de Mussorgsky
apresentavam na época, mantendo assim as inovações que ele pretendia em
música, que infelizmente muitos não entenderam...
Por ser autodidata, até o próprio Korsakov julgou suas músicas como
amadoras e cheia de erros graves na estrutura e orquestração.....
Hoje, discute-se se eram erros ou já uma linguagem totalmente
moderna...........
Se já o definimos como nacionalista, depois de conhecermos um pouco mais
suas obras e sua vida, podemos falar também de sua singularidade na evolução da
harmonia e do timbre. Mussorgsky foi um modernista fora de seu tempo. Totalmente
incompreendido e taxado de amador, como já falamos; suas obras hoje mostram
frescor de gênio.... e acreditamos que ele fazia realmente o que queria....suas
ideias eram avançadas...........e não erros..........
Tinha como preocupação principal valorizar o folclore de seu país!
Fomos investigar um pouco do Poema Sinfônico - Uma noite no
Monte Calvo..........A versão que o regente e compositor Stokowski junto com o
Walt Disney apresentaram ao mundo no clássico - Fantasia(1940) - é bem
interessante e foi baseada numa das versões originais do próprio Mussorgsky....
Confiram.......
http://www.youtube.com/watch?v=30oxAdib5L4
Durante muito tempo a orquestração que Rimsky Korsakov fizera deste
poema sinfônico foi a que o mundo conheceu.... Somente a algumas décadas atrás
descobriram os manuscritos originais desta obra e também da Ópera Boris Godunov
e por agora as orquestras estão tocando estas versões.........apesar de muitos
ainda terem resistência ao original devido à "barbaridade" sonora que
muitos julgam ter na música de Mussorgsky, o que seu colega Korsakov acabou
suavizando em suas revisões...
Fomos conhecer esta impecável apresentação da Filarmônica de Berlim com
Cláudio Abbado, tocando a versão orginial do poema sinfônico...
https://www.youtube.com/watch?v=tu1no7hOlSs
Uma Noite no Monte Calvo é
um poema sinfônico inspirado no sabbat do conto de Gogol Noite das
Bruxas. No Monte Calvo, no Cáucaso, reúnem-se bruxas, demônios, espíritos
malignos e almas condenadas, dançando libidinosamente madrugada adentro.
Mussorgsky abre a peça com redemoinhos de cordas, e vai introduzindo os
convidados numa cavalgada do além que mescla o solene com o debochado. A
descrição que acompanhava a partitura era precisa: "Ouvem-se murmúrios
subterrâneos de vozes sobrenaturais. Aparições de espíritos das trevas seguidos
por Satanás em pessoa. Glorificação de Satanás e celebração da missa negra, o
sabbat."
Aproveitei para mostrar a popularidade deste compositor e de suas
obras............muitos fizeram versões interessantes, outras extravagantes das
peças de Mussorgsky..............
Destacamos a curiosa versão do Quadros de Uma Exposição feita pelo grupo
de rock progressivo Emerson, Lake e Palmer...
http://www.youtube.com/watch?v=wSC9jw74LpA
E ouvimos também trechos de outra versão tocada em sintetizadores com
sonoridades espaciais típicas do tecladista japonês Misao Tomita
https://www.youtube.com/watch?v=CRJL1I53mCU
A música de Mussorgsky é adorada pelo mundo em suas diferentes
versões...............escreveu pouco, mas sua obra é muito expressiva!
Havia comentado sobre o blog do José Eduardo Martins que também gravou a
suite para Piano dos "Quadros..." e aqui ele relata com preciosidade
esta experiência...vale a pena ler..........É um blog fino,
cuidadoso....................
http://blog.joseeduardomartins.com/index.php/2013/06/01/quadros-de-uma-exposicao/
Nosso amigo Ailton Rocha também deixou umas linhas falando de
Mussorgsky....
É interessante como o grupo dos Cinco, e mais ainda
Rimsky-Korsavov, diziam que Mussorgsky, por desconhecer o 'métier', errava
muito. Até mesmo Ravel que orquestrou os 'Quadros' tinha essas ideias.
Porém, Debussy, não. Admirava tudo que o russo criou. Hoje, após o sucesso de
Boris Godunov na versão original, ninguém mais pensa assim. O que era
considerado falha técnica é reconhecido atualmente como genial
originalidade. E como são interessantes essas peças, tanto na sequência,
como estão na suíte, ou isoladamente. As canções também são ótimas. Tenho uma
versão aqui da integral cantada por Boris Christoff, excelente baixo
búlgaro. É impressionante a interpretação dele. Se tiver a oportunidade,
ouça-o! Gostei muito daquelas na versão para acompanhemento orquestral:
"King Saul", "Gopak" e o ciclo "Canções e Danças da
Morte", que é obra-prima, no nível da suite 'Quadros de uma Exposição'.
Christoff é de um domínio mais do que admirável. Imagina só que ele, um baixo
profundo, fez questão de gravar também o ciclo infantil 'Nursery', que são
poemas cantados por criança. É de assustar quando, de repente, após aquele
vozeirão todo, entra uma voz aguda cantando. É preciso muito domínio da
voz. Ouça Christoff. Vale a pena!
Para Finalizar deixo um curioso blog falando de como o Gênio Mussorgsky
não fora compreendido em sua época e detalhes de como sua obra fora
maltratada....olhem o curioso título do artigo:
O maior crime ético da história da música
viagem sem fim..................naveguem e conheçam este grande compositor mais a fundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O administrador do Blog do Conservatório não publicará comentários anônimos. Por favor identifique-se. Obrigado.