1891-1953
Com este título super curioso, mais uma vez fomos conferir mais de perto
algumas obras super especiais do russo Prokofiev....e entre elas temos uma de
suas óperas mais famosas - O Amor por três Laranjas....
Um enredo extraído diretamente da Comédia del arte, baseada na reflexão
do italiano Carlo Gozzi para esta interessante história; Prokofiev escreveu o
libreto e estreiou nos States com uma música que delineava e ambientava todo o
vigor e criatividade que a história propunha...........Apesar da música cantada
não ter ficado famosa, algumas partes cairam no gosto do público e formaram a
suite(conjunto de peças) - O Amor por Três Laranjas...
São estas as partes:
1 - Os Ridículos - (começo do prólogo da ópera, com sua desopilante
confusão...)
http://www.youtube.com/watch?v=2XwjKIYYIGk&hd=1
2 - Cena infernal: extraída do primeiro ato. É o momento no qual o
mágico Célio e a maléfica Fatamorgana jogam cartas circundados por um enxame de
diabretes que saltam e gesticulam. Um clima de magia negra, no começo,
dilui-se ante os aspectos grotescos da cena.
http://www.youtube.com/watch?v=DEIxNMhDPKc&hd=1
3 - Marcha: a despeito de sua brevidade, trata-se do fragmento mais
conhecido da ópera. Serve de intermédio entre os dois quadros do primeiro ato,
quando o príncipe doente é levado para assistir aos divertimentos que deveriam
curá-lo. O ritmo é marcado com uma regularidade e uma secura metronômicas, e os
timbres das madeiras e do trombone predominam.
http://www.youtube.com/watch?v=7Q0toEhKRWk&hd=1
4 - Scherzo: ainda mais breve, vivo e sempre em movimento, separa, no
segundo ato, duas perícipécias da viagem do príncipe em busca das três
laranjas....
http://www.youtube.com/watch?v=7VVR6-ZY360&hd=1
5 - O Príncipe e a Princesa: é a única passagem lírica da ópera, no
terceiro ato, na qual o príncipe encontra Ninette, a eleita de seu coração. É
também o número mais importante da suíte, uma obra-prima de ternura
acariciante, traduzida mais especialmente pelas ricas sonoridades das cordas
munidas de surdinas...
http://www.youtube.com/watch?v=g3Yiv1Ltgg8&hd=1
6 - A fuga: conclusão do quarto ato, quando os malvados são derrotados e
fogem, antes de desaparecer debaixo da terra, final arrebatado com energia e
humor.
Para entenderem melhor, leiam o enredo da história...É bem absurdo, mas
torna mais especial o desafio de ter musicado-a...
O Amor das Três
Laranjas", ópera em 4 atos de Sergei Prokofiev, é mais conhecida e
escutada, na forma da suite sinfónica, do que outras raras produções teatrais e
escassa discografia operática do mesmo autor. Subiu pela primeira vez à cena em
Chicago,a 30 de Dezembro de 1921,sendo o libreto da autoria do mesmo
Prokofiev,escrito em francês com a ajuda de Vera Janocopoulos,a partir da
fábula "L´Amore delle Tre Melarance" que o nobre Carlo Gozzi
escrevera para o carnaval de Veneza de 1761. A fantástica história passa-se num
imaginário reino de cartas de jogar, cujo soberano, o Rei de Paus, se vê
impotente para travar o definhamento do seu único filho e herdeiro do trono,
que padece de destruidora hipocondria... Na verdade, Leandro, primeiro-ministro
(e Rei de espadas), deseja o trono e pensa obtê-lo, com a morte do principe
herdeiro, pelo casamento com Clarissa, sobrinha do Monarca e segunda
na ordem de sucessão.
Entretanto,como se crê que só o divertimento e o riso poderão curar o príncipe e salvar o Estado, cómicos, trágicos, líricos, excêntricos e tolos, todos concorrem com a oferta dos seus estilos e formas de distracção, mas com a sistemática contestação dos ridículos... Finalmente, será uma maldição da fada Morgana, protectora de Leandro, condenando o principe e amar três laranjas, que irá salvá-lo. Do corte de duas laranjas que os homens fazem para matar a sede, saem duas princesas que de sede morrem; mas do terceiro e último fruto surge uma jovem linda, que Morgana ainda tenta transformar em rato, mas que é restituída ao esplendor da sua graça e casará com o herdeiro do trono, assim o curando e salvando o trono e o país.
A invenção de Prokofiev é algo
muito forte... Foi um compositor muito amplo transitando entre o neoclásico e o
moderno......Gênio inconfundível!
Aproveitamos também para ouvir um grande exemplo de resgate e leveza da época das luzes, com sua Sinfonia 1 - chamada de Clássica.... Regência impecável de Gergiev!
https://www.youtube.com/watch?v=vGwW9ecNWEs
Bem, com obras de grande
relevância e de belezas, digamos, diferentes do padrão, a obra de Prokofiev se
afirma e vai perdurar......a exemplo disso, a famosa Dança dos Cavaleiros do
ballet Romeu e Julieta...
Até a próxima
pessoal....................a música sem limites é magnífica...............vamos
pesquisar e conhecer mais estes grandes gênios e suas obras fantásticas....
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