Dica de Filme! Já nas Locadoras!

"NÃO ACREDITE EM NADA QUE SEU PROFESSOR DIZ! QUESTIONE TUDO!


HANS-JOAQUIM KOELLREUTTER




Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)

Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)
NOVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=NymoG_qNyLY

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Conversa Afinada - Clayton Prosperi


Mais uma Conversa Afinada mega "special" para vocês...

Desta vez o multi-instrumentista e compositor Clayton Prosperi de Três Pontas, nos privilegia com sua experiência e seus olhares sobre o universo da Arte...

Fico muito feliz de compartilhar este aconchegante espaço com uma pessoa consciente e super antenada no melhor da música...

Confiram, pois está fantástica esta Conversa Afinada. Anotem as dicas...todas.......e mergulhem no vasto mundo que o Clayton nos apresenta. Boa viagem "Prosperiana..."




Satie -  Clayton, você é um multi-instrumentista, compositor e também grande pesquisador da boa música, além de um ouvinte super cuidadoso. Queria que você falasse para os nossos alunos sobre a importância de "Ouvir" e conhecer a história da música no aprendizado do instrumento.

Clayton - Sempre falo sobre essa questão com meus alunos. Acredito que conhecer o universo da música, enfrentar e entender seus desafios, requer, além do estudo assíduo e concentrado do instrumento, uma constante busca pelo universo musical que nos permeia. Conhecer sua história, seus 'protagonistas', compositores, instrumentistas, intérpretes, entender essas relações em conjunto com a prática, possibilita ao estudante de música (independentemente do instrumento que estuda-toca) uma compreensão mais abrangente daquilo que se estuda, e consequentemente uma execução melhor.
Sempre pergunto aos meus alunos sobre aquilo que estão estudando e incentivo ao máximo a pesquisa daquilo que se toca e também daquilo que se ouve. É preciso desenvolver não só o nosso senso...mas também o nosso "ouvido" crítico. A internet está ai para ajudar, e não existem mais desculpas sobre o acesso à informação. Hoje em dia está muito mais fácil saber sobre a MÚSICA  do que antes, a distância se encontra entre a sua vontade e um simples clicar no teclado de um computador.

Satie- São muitos anos dedicados 'a música. Desde os estudos juvenis no conservatório. Faculdade, concursos de piano, festivais, aulas e todas as apresentações solo ou em grupo por todo o Brasil. Gostaria que você descrevesse alguns momentos que foram muito marcantes em sua carreira musical.


Clayton - Realmente foram e espero ainda que sejam muitos anos de amor à música. Ela me proporcionou momentos marcantes e inesquecíveis na minha trajetória. Minha primeira conquista em 1994 no antigo festival da canção de Boa Esperança, atual FENAC, com o segundo lugar e melhor arranjo. Minha participação em um dos mais respeitados concursos musicais já feitos no país, o Prêmio VISA terceira edição em 2002 em São Paulo no teatro Cultura Artística, dedicada aos compositores, onde fui semifinalista e  concorri ao lado de grandes nomes como Dante Ozzeti, Flávio Henrique, Chico Pinheiro, Rafael Altério, Juarez Moreira, Simone Guimarães e Jorge Vercilo. Também a emoção de ter uma composição minha em parceria com o compositor Haroldo Jr. intilulada "Eu Pescador", magistralmente gravada por Milton Nascimento e Wagner Tiso no álbum mais recente "E a Gente Sonhando"... disco do qual tive a honra de participar nas gravações como instrumentista e cantor, e também na turnê que aconteceu em grandes centros e cidades do país onde acompanhei Milton tocando piano na minha canção. Meu encontro com o mestre Egberto Gismonti durante a turnê de Milton em Belo Horizonte, encontro que registrei em forma de crônica e que se encontra disponível na minha página do facebook. Minha apresentação na mostra de compositores da UFMG, onde fui aplaudido de pé por colegas e professores ao final de minha performance. Foram muitos que não me lembrei agora mas, deixo aqui esses para exemplificar.


Satie- Fale um pouco sobre suas maiores inspirações na música e cite 3 álbuns que têm importância fundamental na sua visão como compositor.

 Clayton - Bach e todos os grandes mestres da música erudita, incluindo nosso brasileiro Villa-Lobos, também na chamada "música popular" com  vários nomes...Tom Jobim, Milton Nascimento e os mineiros do Clube da Esquina, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Francis Hime, Ivan Lins, Djavan, João Bosco, Guinga, também os grandes mestres compositores e instrumentistas do Jazz como Miles Davis, Bill Evans, Coltrane, Thelonious Monk, Wes Motgomery etc . São muitos, procuro sempre ouvir e me inteirar do que considero boa música.
 Quanto aos álbuns é difícil citar só 3 mas vou sugerir aqui os álbuns:

 "Urubú" de Tom Jobim de 1976, "

A Página do Relâmpago Elétrico" do compositor e cantor mineiro "Beto Guedes

 e a gravação do "Réquiem" de Mozart sob a regência de Peter Shreier.

Satie - Você poderia falar um pouco de como se dá seu processo de composição?

Clayton - Não acontece comigo sempre da maneira clássica que todos imaginam, na verdade minha inspiração vem sempre de uma procura constante, depende; às vezes vem de maneira espontânea um trecho ou uma pequena ideia que aproveito e desenvolvo depois, às vezes faço de maneira mais rápida quando por encomenda, ou a composição demora a ser  terminada, outras acontecem rapidamente, tudo depende do tempo e da época em que foi composta. Meu grande parceiro nessa busca é o meu querido amigo...o piano.

Satie - Além da música, que outras artes te atraem e qual o significado destas para a evolução como músico?
  
Clayton - Aprecio em geral, todas as formas de manifestação artística, como as artes plásticas (Pintura, Escultura), mas a outra grande arte que aprecio é o Cinema. Acho que até por sua relação direta com a Música, uma sempre dependeu da outra e conheço e ouço muitos autores de trilhas cinematográficas que admiro e aprendo sempre com eles.

Satie -O que você anda ouvindo hoje?

Clayton - Se abrir o compartimento de cd do meu aparelho vai encontrar o álbum "Terra Brasilis" do Jobim, 

http://som13.com.br/#/antonio-carlos-jobim/albums/terra-brasilis
o álbum "Influências" do compositor, cantor e instrumentista Dori Caymmi

http://cliquemusic.uol.com.br/discos/ver/influencias-2
 e o álbum das obras completas de Ravel para piano.
http://www.allmusic.com/album/maurice-ravel-complete-piano-works-mw0001402357

Satie - Responda: O que é Música?

Clayton - Pergunta difícil...mas entendo a música como a mais perfeita forma de expressão e comunicação dos sons e da criação humana, maior que qualquer língua ou comunicação existente. Fala-se muito sobre seu poder construidor do intelecto e da mente, sobre a sua importância na formação e no caráter do indivíduo, mas acho ela muito maior que tudo isso.
A Música pra mim é vida, e nunca poderia ser de outra forma.


Taí, um abraço e sucesso ao Blog!

.............

Agradeço a entrevista e mais estas pérolas em palavras  e 
fiquem com a música de Clayton Prosperi.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O administrador do Blog do Conservatório não publicará comentários anônimos. Por favor identifique-se. Obrigado.