Dica de Filme! Já nas Locadoras!

"NÃO ACREDITE EM NADA QUE SEU PROFESSOR DIZ! QUESTIONE TUDO!


HANS-JOAQUIM KOELLREUTTER




Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)

Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)
NOVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=NymoG_qNyLY

domingo, 29 de março de 2015

Sessão Espetacular! Pablo Lapidusas!

Desfrutando de um final de semana de muita tranquilidade em Poços de Caldas, tive a grata surpresa de ir assistir ao recital do pianista argentino naturalizado brasileiro, Pablo Lapidusas!

Para minha surpresa fui assaltado com uma poderosa performance no aconchegante espaço da Casa Cultura numa noite fria de um belo sábado. Eu já tinha lido umas reportagens sobre o ainda jovem pianista - Pablo Lapidusas. E o que me chamou a atenção fora exatamente suas composições autorais e seu poder de invenção em arranjos cheios de criatividade e ousadia de obras consagradas.

Mas o recital foi momento mesmo de êxtase. Sua performance ao vivo é empolgante e o artista se entrega por completo em seus improvisos nos presenteando com grandes frases e uma técnica apurada. Seus arranjos para a linha de mão esquerda são desafiadores e sempre com muita intensidade, com destaque para os ostinatos, tornando esta característica uma marca do pianista.

Não resisti e logo no dia adquiri seus cds e fiquei ao longo da semana "comendo" as suas faixas de ponta a ponta, incessantemente. Valeu mais que a pena. E logo já levei para compartilhar com meus alunos.

Vamos conferir alguns momentos que julgo terem esta presença e personalidade do artista - Pablo Lapidusas.

Para ficar no pique do filme Whiplash, começaremos com sua ótima versão para a peça - Caravan!
https://www.youtube.com/watch?v=PGp6VySZ-tQ

Ressalto que para cada arranjo, na maioria dos casos, ele sempre cria uma atmosfera antes de entrar no tema já conhecido; afirmo que ele cria uma nova música como introdução e depois parte para seu desenvolvimento da obra em questão.
Um dos momentos mais emocionates foi ver seu vídeo gravado no famoso estúdio de Abbey Road, onde os Beatles imortalizaram suas canções em seus memoráveis últimos discos. E para ser mais emocionante ainda, Pablo Lapidusas interpreta sua versão para Blackbird!
https://www.youtube.com/watch?v=lkin5riJ5NU

Me chamou muita atenção também sua emocionada visita pela obra imortal de Tom Jobim - Chovendo na Roseira - Vamos conferir!
https://www.youtube.com/watch?v=aW6wz_-dUn0

Com seus dois discos gravados - "Ouriço"(obras autorais) e "O Estrangeiro"(visitações de temas conhecidos), nosso destacado pianista passeia com muita naturalidade por este universo deslumbrante do piano solo. Recomendo adquirem seus álbuns e conhecê-lo mais a fundo. Visitem seu site!
http://www.pablolapidusas.com/

Vou destacar aqui seu tema autoral, Formiguinha!
https://www.youtube.com/watch?v=IyoEIpsY4ng

Mais uma vez afirmo que ter a oportunidade de assistir um recital ou concerto ao vivo, é mais que uma aula. Alunos, saiam de suas casas e de sua rotina semanal com suas aulas tradicionais e visitem a música mais de perto, Busquem pela oportunidade! Prestigiem os talentos e artistas que estão se apresentando a todo momento na sua região, só assim estarão verdadeiramente participando do real mundo da música!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O administrador do Blog do Conservatório não publicará comentários anônimos. Por favor identifique-se. Obrigado.