Dica de Filme! Já nas Locadoras!

"NÃO ACREDITE EM NADA QUE SEU PROFESSOR DIZ! QUESTIONE TUDO!


HANS-JOAQUIM KOELLREUTTER




Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)

Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)
NOVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=NymoG_qNyLY

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Programa Passagem de Som - Sesc TV!

Genial. Esta é a palavra para definir tamanha riqueza e iniciativa do Sesc para esta série de programas.

Como sempre o Sesc dá um show de competência e bom gosto e mostra que neste país que parece sem memória, sem presente, e sem futuro, ainda existem pessoas, ou melhor, um órgão preocupado em eleger a minoria para um conteúdo cultural de qualidade, já que a mídia quer esmagar a grande maioria com seu lixo passageiro.

Mas enfim, este programa fabuloso - Passagem de Som é uma íntima mostra dos bastidores de artistas fundamentais para a música brasileira instrumental que se apresentam em shows oferecidos pelas casas SESC. Mas não é apenas um programa. 25 minutos de obra de arte revelando cada hora um artista de qualidade. Mas o programa também revela um espetacular "universo ao redor", mostrando cenas de ambientes e lugares que são importantes para a cultura daquele artista. Muito especial!

Eu já tive oportunidade de tocar por umas 4 vezes nestas casas de São Paulo e como fui bem tratado, valorizado e que profissionalismo e respeito que eles têm com o artista. E o melhor de tudo é que o público é diferenciado. Parece que sedento para conhecer o que de melhor tem nosso país. Curiosamente estas pessoas dizem não à cultura pop de massa!

Mas o que falar destes programas. Ahhhhhhhhhhh............Como aprendo..........E sim,......................não sou professor mais, abandonei o cargo já faz tempo...................ensinar não.................aprender sim e compartilhar sempre. Este é o lema! Aprendo com os mestres, com todos eles em suas várias e diversas nacionalidades, mas como aprendo também com esta grandeza de talentos e artistas que ainda aparecem fazendo obras de qualidade. Estou interessado no diferente e fora da mídia. Estou interessado no "paralelo". Estou interessado nas histórias que este programa me conta, nos bastidores à flor da pele da intimidade destes gigantes da música brasileira que muitos ou a grande maioria desconhece! Pasmem!

Estou encantado com esta série. Deixarei dois exemplos aqui que me deixaram fora da realidade e maravilhado por tamanha espontaneidade e sensibilidade. Um deles foi o encontro entre o violonista e compositor carioca Guinga com o Quinteto Villa-lobos. Ahhhhhhhhhhhhh se houvesse no mundo das palavras tamanha imensidão para explicar nossos sentimentos ao ser arrebatado pela música que ouvimos. É isso meus amigos. É isso. E nada mais! Ouvir. Se deixar levar neste canteiro infindo e tão cheio das mais belas flores em sons que é a Música. Sorte a minha por ser um deslumbrado interesseiro no "descobrir" e sorte de vocês por eu amar "Compartilhar!"

Esta série Passagem de Som passa mel em nossas bocas. Depois é calar e ouvir o show na íntegra de cada artista escolhido no fantástico programa SESC INSTRUMENTAL!
Guinga e Quinteto Villa-Lobos


Passagem de Son:
https://www.youtube.com/watch?v=8d69i1gbnog

Sesc Instrumental - Guinga e Quinteto Villa-Lobos!
https://www.youtube.com/watch?v=f-8_UPDtyCs

São tantos os programas para escolher mais um apenas para deixar aqui, mas terei esta difícil missão e e depois vocês terão o prazer de mergulhar nos mares de todos os outros.

André Mehmari e Mário Laginha

O encontro do multi-instrumentista e compositor André Mehmari  com o também compositor e pianista português Mário Laginha foi algo de delicioso e encantador. Estas intimidades.............este revelar do ser-humano perante o artista é algo que me desafia..........me deixa fascinado e mais uma vez digo: - Como aprendo com as histórias contadas por eles, pois são através de histórias que descobrimos outros mundos que certamente nos tornarão mais sensíveis e maiores como ouvintes e espectadores da ARTE e sem dúvida, melhores como seres-humanos.

Passagem de Som
https://www.youtube.com/watch?v=mcD2FPmOWwM

Programa Sesc Instrumental - André Mehmari e Mário Laginha
https://www.youtube.com/watch?v=3J2w_8ENVAA

Obrigado SESC por esta dádiva! E parabéns por ser este órgão tão gigantesco e rico que és.

Obrigado por elevar-nos à cultura maior e nos apresentar tantas maravilhas.

Como diria o compositor santista Gilberto Mendes: - "O Brasil não é um país. O Brasil é uma missão!"

O SESC deixa aqui sua formidável contribuição para o "Achamento do Brasil..........."

Obrigado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O administrador do Blog do Conservatório não publicará comentários anônimos. Por favor identifique-se. Obrigado.