Dica de Filme! Já nas Locadoras!

"NÃO ACREDITE EM NADA QUE SEU PROFESSOR DIZ! QUESTIONE TUDO!


HANS-JOAQUIM KOELLREUTTER




Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)

Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)
NOVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=NymoG_qNyLY

domingo, 15 de maio de 2016

O Som Por ele Mesmo!

Marcamos nosso último encontro da forma mais provocante da história da música - Navegar na mística de Satie e seus contemporâneos, Debussy e Ravel...

Como falamos, os dois últimos deixaram obras imortais e de grande valor, além de também terem primado pela quantidade e variedade de obras, escrevendo assim para diversas formações e instrumentos. Todos dois franceses, tendo um flerte muito grande com a música espanhola. Ravel deixou o seu Bolero(dança espanhola ternária) escrito em 1927 e nem imaginava que esta peça se tornaria uma das obras mais ouvidas, executadas e prediletas de todo o mundo. Se trouxe fama ao compositor, também teve um lado negativo, pois acabou ocultando outras obras de maior valor e maior beleza. Como é o caso da desafiadora peça Tzigane, para violino e orquestra. 
Assistam e ouçam o deslumbre de sons..... Aqui um dos maiores violinistas de nossa era - Maxim Vengerov com a filarmônica de Berlim regida pelo também gigante, o maestro Cláudio Abaddo. É de arrepiar......................tanto a performance como a música.
https://www.youtube.com/watch?v=kTYeLBwRjAw

Já o mestre das cores sonoras, Claude Debussy foi autêntico, totalmente inovador.............não compôs..........pintou notas musicais........................isto mesmo, sua música são autênticas pinceladas com matizes e impressões únicas............................sua música disfarça, se esconde; carregada de sutilezas, se tornando misteriosa e sensual.......................Ouvimos o primeiro movimento da sonata para violino e piano também de influência espanhola.....................Acho de um requinte e beleza sem igual..................Experimentem novamente:
https://www.youtube.com/watch?v=5_iNG9XcDCo
(momentos raros..............................intérpretes que ficaram muito famosos....)

Debussy é considerado o Beethoven do modernismo. Ele inventou, foi longe com sua música, deu um novo sopro e direcionamento para o futuro. Ravel deu continuidade ao trabalho de Debussy.
Mas foi mesmo o também francês e exótico, Erik Satie, o maior visionário da história. Talvez, um vilão, mas premeditando o gosto por uma música também misteriosa e única, inaugurando vertentes e provocando o ouvinte, 'a não só ouvir e sim pensar.............................

Ouvimos obras de três fases.....................: A primeira de influência de Cabaret e cafés...............................que foram seus primeiros trabalhos.............................................depois, a fase onde o compositor mergulhou nos ensinamentos e filosofias da Rosa Cruz e a fase final com sua ironia e irreverência, tornando um compositor cheio de personalidade.

Fantasie-valse
https://www.youtube.com/watch?v=-iuae5o1ZUY

Sonnerie de la rose Croix
Sports & Divertissements(adoro estas peças)
https://www.youtube.com/watch?v=GYzPqDfUASw

Pra fechar a série super mística - Gnosienne 1 -
https://www.youtube.com/watch?v=RyFhsG8Ip4E

Além de destacar o universo da música francesa, fiz um paralelo com nosso maestro e compositor carioca ainda vivo - Jorge Antunes....................................... Este também é uma espécie de experimentador de fina ironia........................sua obra desafia e se torna provocante.......................se misturou nas artes plásticas, na política........................muito polêmico.................um grande agitador............................assistimos um trecho de seu documentário "Polêmica e Modernidade" -
https://www.youtube.com/watch?v=bkxMpGgeBWA


Tantos desafios....................................aventuras que não cabem dentro de mim..............................Fico muito feliz de poder compartilhar com todos vocês.............

boa viagem.........!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O administrador do Blog do Conservatório não publicará comentários anônimos. Por favor identifique-se. Obrigado.