Dica de Filme! Já nas Locadoras!

"NÃO ACREDITE EM NADA QUE SEU PROFESSOR DIZ! QUESTIONE TUDO!


HANS-JOAQUIM KOELLREUTTER




Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)

Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)
NOVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=NymoG_qNyLY

domingo, 6 de novembro de 2016

A Fala da Flauta!

Continuamos nossas aventuras musicais e assim quis desbravar um pouco do mundo da flauta transversal. Lembrando que estou seguindo o caminho de intérpretes que ficaram muito famosos e ajudaram a alavancar a popularidade e o aprimoramento de seus instrumentos.

E ainda, estamos também a cada encontro tentando pontuar obras que se destacaram por vendagem de discos ou valor histórico ou ainda pela beleza natural de composição.....

Sem delongas, fomos falar da importância e do virtuosismo do francês Jean Pierre Rampal, nascido em 1922.

Ele, assim como o Andrés Segovia no violão, incentivou a produção de obras para seu instrumento e levou a flauta a um patamar de solista inédito. Tocou no mundo todo e trouxe a história do instrumento juntamente com seu repertório para as grandes salas de concerto. Fez transcrições e soube levar o timbre suave e versátil da faluta para outros estilos musicais........

E depois de já conseguir fama e reconhecimento, gravou um disco que marcaria pra sempre a lembrança do timbre da flauta:

- A Suíte para flauta e jazz trio do também francês Claude Booling.


Esta obra foi algo revolucionário...........pois unia aspectos de música barroca com jazz e danças populares..........algo realmente belo e novo. Lançado em 1975 o disco vendeu muito e tornou-se um campeão de vendas, popularizando demais a obra e seus intérpretes.

Aqui vocês podem ver e ouvir algumas partes da suite.... Ouçam, pois é de grande beleza:
https://www.youtube.com/watch?v=1acIStlA1sQ

https://www.youtube.com/watch?v=zKx14ZLtCYI



Lembrando que a idéia da composição está numa forma muito popular do período barroco, que era a suíte, que se definia como um conjunto de danças contrastantes.

Aqui temos exemplos de movimentos rápidos e lentos também se contrapondo e aspectos de danças inseridos em cada música da suíte.

Vale a pena ouvir a obra completa...........

Eu destaquei uma curiosidade, que até os improvisos do piano foram escritos na partitura, dando uma grande unidade de obra clássica mesmo..........

Cada movimento em especial tem uma beleza única.

...............
Rampal foi sem dúvida o flautista mais importante que já tivemos e seu caminho foi seguido pelo irlandês James Galway, que também continuou a saga de levar a flauta para patamares de destaque. Além de tocar em orquestras todo repertório erudito, passeou pela música de cinema obtendo grande popularidade. 

O comum dos dois estava na suavidade do sopro e uma transparência em reproduzir notas rápidas com perfeição..............Vejam esta transcrição para flauta da famosa peça O VÔo do Besouro do russo, Korsakov.
https://www.youtube.com/watch?v=LI3wIHFQkAk

........................
O mais interessante foi que estes dois flautistas levaram a popularidade da flauta para lugares inimagináveis e o mais interessante era o comentário do Rampal sobre quem seria o maior flautista do mundo pra ele. A resposta era certeira:

- o brasileiro, Altamiro Carrilho nascido em 1924.............

Acredito que no Brasil, todo mundo já ouviu falar do carioca da flauta transversal e do flautim, Altamiro Carrilho. Foi compositor, improvisador  e também um intérprete fervoroso. Tocando um repertório muito amplo, desde as peças célebres para flauta, até os clássicos do chorinho e todo o universo popular.

Aqui também registramos que no Brasil, a flauta transversal sempre teve uma força muito grande como um dos principais instrumentos solistas das rodas de choro. E nossa tradição de grandes flautistas, é forte, como Patápio Silva, Benedito Lacerda, Pixinguinha....

Atualmente saiu um documentário pela gravadora biscoito fino, muito importante sobre a vida do Altamiro. Vejam o trailer:

Altamiro morreu em 2012, vivendo e tocando por toda a vida. Foi também um grande responsável por imortalizar a Flauta Transversal....

Aqui uma das últimas apresentações dele, tocando a música que é considerada o primeiro choro da história:

- Flor Amorosa de Antônio Calado e Catulo da Paixão Cearense.

................independente do instrumento....................a viagem é certa! Pesquisem e vamos rumo ao mundo maior, célebre e sentido, a arte maior dos sons!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O administrador do Blog do Conservatório não publicará comentários anônimos. Por favor identifique-se. Obrigado.