Dica de Filme! Já nas Locadoras!

"NÃO ACREDITE EM NADA QUE SEU PROFESSOR DIZ! QUESTIONE TUDO!


HANS-JOAQUIM KOELLREUTTER




Chico Buarque - "Tua Cantiga" (Clipe Oficial)

Chico Buarque - "Tua Cantiga" (Clipe Oficial)
NOVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=dk8arhNQta0

domingo, 18 de junho de 2017

EXCELÊNCIA BRASILEIRA! EGBERTO GISMONTI!

Em nosso último encontro, fomos conhecer um pouco mais do Gênio brasileiro:

Egberto Gismonti estudou na França e se formou por lá com a compositora e fantástica professora Nadia Boulanger.

Demos entrada neste universo do Gismonti através de uma fala muito bem dita do Rolando Boldrim.
https://www.youtube.com/watch?v=-VAKtWIF0j0

Assim como Hermeto, as fases de Egberto Gismonti são surpreendentes e em tudo que ouvimos há virtuosidade, profundidade e uma sofisticação enorme.

Aqui há um exemplo de criatividade formidável:

Egberto é discípulo de Villa-Lobos, tem em sua essência o gosto pela linguagem instrumental que flerta com o Jazz, mas de uma maneira digamos clássica. Ele faz uma música de fronteira. Tão clássica como popular. Mas além dos aspectos musicais, me chama a atenção também, o grande filósofo que está dentro deste artista. Filósofo do som e da vida.
Se deleitem neste documentário que afirma o acima. 

Fomos ouvir esta jam magnífica do Frevo Rasgado, com o violonista Ricardo Silveira e Egberto Gismonti.

Além da técnica e maestria dos arranjos de Egberto, ainda encontramos em sua voz uma presença inigualável. Canções vastas de riquezas surpreendentes. Esta é sem dúvida uma das canções mais belas da música brasileira. Água e Vinho.

Horas e horas a fio, investigar e se perder no gigante universo deste compositor, só assim conheceremos mesmo um pouco de todas as suas faces.........

Mas vamos aos poucos escolhendo nossas visitas e vamos comovendo com esta grande preciosidade da música brasileira. Ficamos com Memória e Fado:


Além de explorar tão bem o mundo da música instrumental que chamamos de música de fronteira por ter elementos entre o jazz e a música popular, além da música erudita, Egberto também teve sua fase experimentando o mundo da música eletrônica da década de 70 e 80 e assim concebeu a obra-prima -  O Trenzinho do Caipira, com uso magistral de sintetizadores à serviço de sua criativade.

Egberto recebe Villa-Lobos como um mestre absoluto, mas recria-o com beleza e e poder de invenção próprios!. Vale a pena conhecer este disco:


Mas uma das obras-primas absoluta é sem dúvida o seu álbum - Academia de Danças e felizmente encontrei no youtube o próprio Egberto contando a elaboração desta obra-prima! Assistam na íntegra e depois experimentem o album todo....



o som do vinil parte 2

Aqui temos o álbum para ouvir...


Depois de ouvir trechos desta obra-prima partimos para conhecer seu lado como compositor de trilhas e novamente nos deparamos com uma música que não só acompanha as cenas, mas compartilha com roteiro para fazer a cena melhor. Destaquei 2 trilhas em meio a outras 50 e poucas compostas pelo mestre carioca.

Um deles é o filme Chico Xavier......apresento um trailer e um momento todo especial, raro..............onde ele mostra a melodia a ser cantada para Olívia Byngton, a solista em questão. Magnífico!


Belezas e belezas...............mundos que se comungam para afirmar o poder da criação. A música de Egberto tem um quê de mistério, até mesmo de solidão e nestas trilhas conseguimos detectar isso claramente e ele mesmo afirma estes ares em sua música, pois também foram colocadas para comentar os personagens da história dos filmes.

Para encerrar fomos ver uma das cenas mais marcantes do filme - Tempos de Paz! Onde um texto fabuloso retirado do livro - A vida é sonho - do escritor espanhol Calderon de La Barca(1600-1681) é magistralmente encenado pelos atores do filme e para selar texto, boas atuações e uma excelente história, uma trilha belíssima criada por Egberto Gismonti! Bravo! Gigantesco!

Deixarei aqui o making do filme!

e O Filme na íntegra!
https://www.youtube.com/watch?v=Hm2SsLZtoxY
......................................

"FELIZ VIAGEM À TERRA SAGRADA DOS SONS..........AS FADAS IRÃO MOSTRAR O CAMINHO!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O administrador do Blog do Conservatório não publicará comentários anônimos. Por favor identifique-se. Obrigado.