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Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)

Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)
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terça-feira, 29 de março de 2016

Mestres de Março.....

E num março de 2013, postei  a lembrança de 3 Gênios nascidos neste mês.

Villa-Lobos - 05 de Março de 1887
Johan Sebastian Bach - 21 de Março de 1685

e Béla Bartok - 25 de Março de 1881


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.....e continuamos nossa busca nos mistérios dos sons alados.....em algumas anotações do quarto B mais importante da história da música.

"O Trabalho que fiz, gravando canções nas aldeias, foi de influência fundamental para meu trabalho, por ter-me libertado da tirania das tonalidades maior e menor.

A maior parte dos tesouros coligidos, e a sua parte mais preciosa, estava nos antigos modos(sequências de notas musicais usadas para a composição) gregos ou eclesiásticos, ou baseava-se em escalas ainda mais antigas(pentatônicas), e as melodias estavam cheias das frases rítmicas mais livres e variadas, e de mudanças de andamento, executadas tanto rubato(tempo da música roubado) quanto in tempo giusto. Tornou-se claro para mim que os antigos modos, esquecidos em nossa música, nada tinham perdido de seu vigor."

Béla Bartók - 1949

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Uma mostra desta influência é a série chamada MikroKosmos na qual o compositor tornou explícito as várias sonoridades ecoadas pela região húngara. Os livros de partituras distribuídos em seis volumes tornaram-se importantes como material didático para os estudantes de piano.... Sintam sua atmosfera...aqui tocadas pelo próprio Béla Bartók...


....Com uma possibilidade inacreditável de ter catalogado cerca de 13000 canções folclóricas húngaras, Béla Bartók mostrou ao mundo a riqueza de seu país, que sofrera tantas invasões de povos diferentes, herdando assim os tesouros culturais de cada um deles....

Foi gênio sim, como o também húngaro Franz Liszt e citado por muitos como o Maior Gênio do século XX.

Mas sua música continua ainda um grande místério. De uma sinceridade tão grande, mas ainda tem dificuldades de penetrar na aceitação do público.....por outro lado, adorada pela sétima arte devido ao clima tão sombrio e mágico que ela passa.

Uma das mais marcantes fora o movimento lento da obra "Mùsica para Cordas, celesta e percussão" usada no filme "O ILuminado" de Stanley Kubrick. Ela permeia todo o filme.........assistam um trecho ....

E ouçam o movimento tocado na íntegra:

"Músico rico, rigoroso, húngaro fiel
(como tantos entre teus pares, -"mal-afamado").
Não foi forçoso ter sido justammente da alma deste povo
em que mergulhaste tão fundo;
ter sido da garganta apertada desta mina,
que o teu grito se elevou
para o gigantesco, frio e inclimente salão,
cujos ilustres são as estrelas?"

Gyulla LLLyés

Ainda iremos desbravar um pouco mais desta música e desta personalidade tão ímpar da história da música....

Para fechar deixo aqui uma bela peça(Sonatina) onde também notamos recursos modernos e folclóricos usados por Bartók. 
1 - Gaita de Foles -
2 - Dança dos Ursos -
3 - Final - 


Boa semana a todos...

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