Dica de Filme! Já nas Locadoras!

"NÃO ACREDITE EM NADA QUE SEU PROFESSOR DIZ! QUESTIONE TUDO!


HANS-JOAQUIM KOELLREUTTER




Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)

Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)
NOVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=NymoG_qNyLY

quinta-feira, 21 de abril de 2016

O Esplendor de Leonin e Perotin!


...mais uma vez nos embriagamos numa saga fenomenal........................penetrar na era gótica da música. Fomos pesquisar a nascente, a descoberta e o desenvolvimento da transformação da música em obra de arte e assim ganhamos nossos dois primeiros expoentes... Os franceses Leonin e Perotin.

Há tão pouco sobre a vida destes dois fenômenos, mas o que eles nos deixaram é realmente algo sem igual, tão pouco em números, mas de uma força e beleza que nem acredito e foi assim que começamos...

Ouvimos o cavernoso Benedicamus Domini de Leonin.

A arte dos sons nunca mais foi a mesma após estes dois e se nos deparamos com obras tão fascinantes hoje, tenho certeza que a ousadia daquela época fez toda diferença para o destino que a evolução da música tomaria.

Aqui surge os princípios de Harmonia, a preocupação de mostrar não mais apenas um texto, mas a criatividade de fabricar sons que pudessem encantar as pessoas, elevar seus corações e aproximar o homem para mais perto de Deus...
Agora a música realmente atingiria os céus...

A obra que também destaquei e é considerado o ápice daquela era, é o famoso Viderunt Omnes...Cântico para a comeração natalina.
Fico encantado com a mística desta época... Há tanta sinceridade e maestria na condução dos sons, que parece que o que ouvimos é definitivamente "catedrais em sons..."

A´primeira e grande inovação da chamada Escola de Notredame é a colocação de mais uma parte para acompanhar as famosas melodias do cantochão ou canto gregoriano. Este tipo de música foi chamado de Organum, Duplum. Aqui podemos ouvir o Viderunt Omnes de Leonin.

Leonin compilou toda a música dos rituais da igreja num livro que sobreviveu e assim é nosso guia histórico. O Magnus Libero, ou o grande livro. ´'A  partir dele temos a certeza da beleza e da pesquisa que os franceses estavam desenvolvendo...

Outro músico que confirma a era das inovações foi o sucessor e discípulo de Leonin, Perotin o Grande. Ele expande o Organum para mais partes chegando no cume com seu Viderunt Omnes a quatro vozes, chamado de Quadruplum. Agora quatro melodias simultâneas desfilavam sua beleza sobre os textos sagrados...

Reparem que a base para a construção das músicas deste período ainda são as melodias do canto gregoriano. Em ambos os Viderunt Omnes dos dois compositores encontramos o canto original. Aqui o canto gregoriano, Viderunt Omnes.

(Que maravilha de música. E hoje pensar no que virou a música dentro da igreja no Brasil..............que lástima.......(salve a greja do São Bento que ainda mantém o canto gregoriano.......)

Mas o ápice do nosso encontro foi ver no documentário que exibi, A Música da era Gótica em todo o esplendor destes acontecimentos...

Isto é magistral. Um dos documentários mais fascinantes que vi e assim revelando todo o império do nascimento da música ocidental nas mãos destes mestres da arte gótica.

Se entreguem, pois uma viagem inacreditável está começando:

2 comentários:

  1. Leonin e Perotin. Fascinante. É uma viagem a outro mundo, outros tempos... Tempos que jamais passarão. São músicas que trazem consigo uma magia eterna que nos protege, como um porto seguro, destas realidades líquidas de hoje...

    ResponderExcluir
  2. Fascinante; essa era gótica da musica, pretendo aprender e ouvir um pouco mais.

    ResponderExcluir

O administrador do Blog do Conservatório não publicará comentários anônimos. Por favor identifique-se. Obrigado.