Dica de Filme! Já nas Locadoras!

"NÃO ACREDITE EM NADA QUE SEU PROFESSOR DIZ! QUESTIONE TUDO!


HANS-JOAQUIM KOELLREUTTER




Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)

Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)
NOVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=NymoG_qNyLY

domingo, 9 de abril de 2017

NELSON FARIA E O MUNDO DO CAFÉ LÁ EM CASA!

Certamente todos que adentram uma música mais elaborada acabam encontrando este grande personagem da música brasileira.

Nelson Faria, guitarrista, compositor arranjador, professor, enfim, um grande mestre que resolveu a um tempo atrás espalhar a notícia da música.


E falo aqui de boca cheia, que nestes últimos meses tenho acompanhado semanalmente seu canal no youtube - Um Café Lá em Casa e sem dúvida, foi uma das coisas mais geniais que apareceu nos últimos tempos no quesito informação musical e aprender musical, sem falar o deleite que são as entrevistas com os grandes mestres e convidados,

Isto sim é uma grande aula de música. No tempo de tanta informação gratuita pela internet, ou pelo menos oportunidade de se conseguir bons caminhos para o aprender, não tem como Conservatórios e Escolas de música ficarem restringindo o aprendizado à sala de aula.

E este canal veio como uma excelente ferramenta para expandir as possibilidades do aprender.  É sim um grande deleite de informações, como disse antes.

Ficar fora desta ideia é ignorar o gigante potencial de ampliar horizontes artísticos e a afirmação de virar um músico melhor.

Faço um chamado: Professores e alunos, colem nesta ideia,. Acompanhem, sigam e aproveitem todas as dicas preciosas que Nelson Faria e sua turma estão nos dando de presente.

Destaco aqui três grandes campos que ele tem nos ajudado a melhorar.

Um Café La em Casa - entrevistas -

Aqui pra mim é o grande lance de mestre. Trocar informações com gigantes da música e sobretudo tocar, improvisar, tocar junto e para nós ouvintes, perceber a troca que acontece entre estes músicos fantásticos em cada encontro musical tanto no começo, quanto no final do programa. São mais de 100 entrevistas e em cada uma delas, emoção, dicas, história da música e o melhor - música verdadeira. Sincera! Gigantesca! 

Como se aprende com isso! 

Alunos, por favor, lanço meu grito para que vocês mergulhem neste canal e bebam incessantemente cada palavra proferida entre o Nelson Faria e seu entrevistado e se embriaguem na música deles.



O Outro espaço genialmente criado pelo Nelson Faria foi o - Café Lá em Casa - Fica a Dica!

Dicas preciosas de harmonia, de como organizar o estudo diário, de escalas, ou seja, em poucas palavras uma orientação conscienciosa de um profssional consagrado de como obter bons resultados nesta jornada que é aprender música. São pinceladas de ouro que nos guiam e nos ajudam a organizar melhor nosso estudo e compreensão musical.


O canal também oferece o Fica a Dica Premium, que você pode assinar e obter mais detalhamente respostas musicais de obras que você tem vontade de tocar.

São muitas preciosidades no canal. Você tem uma rádio com as performances musicais dos entrevistados. Tem os extras com making of e sobretudo algo que achei essencial para a formação musical:

- As dicas dos albuns inesquecíveis! - 

Aqui temos um guia de verdadeiras obras-primas que nortearam a música brasileira e que trazem o refinamento e grandeza da composição e interpretação. Um prato cheio para conhecer mais de perto a música brasileira. E ouvir é aprender a tocar melhor. Isto não tenho dúvida! Ouvir sempre, sempre e sempre, esta é a palavra que mais escutamos em todas as entrevistas!




---------------------------------------------------------------------
Fantástico Nelson Faria! Parabéns a você e toda a sua equipe por esta dádiva e obrigado. Você não sabe o bem e o prazer que tem nos dado.

E hoje temos outros grandes mestres também trocando informações e compartilhando sua música e sua vivência na internet. Temos por exemplo Thiago do Espírito Santo,  Kiko Loureiro, Fábio Peron, Sandro Haick, Sandro Nogueira, só para citar alguns. Todos estes e outros mais tem nos ajudado a ampliar e conhecer melhor os caminhos do aprender musical.

Obrigado a todos vocês.!

Então, boa viagem pessoal, embarquem nestas ideias maravilhosas destes grandes músicos!

Não fique aí parado, esperando milagre! 




2 comentários:

  1. Obrigado. Fiquei feliz e emocionado com as palavras acima. Sentir o eco do nosso trabalho é algo que dá prazer e estimula a continuar. Agradeço muito, com o coração transbordando por saber que estamos encontrando músicos e ouvidos afins. Grande abraço! Nelson Faria

    ResponderExcluir
  2. Grande Nelson Faria! Foi um imenso prazer ler as palavras do nosso amigo e grande músico Edgard Corrêa. E mais lisonjeados ficamos com suas palavras, sobretudo por reconhecer em você a importância musical que tem trazido aos nossos ouvidos. Parabéns, você é o cara. Grande abraço, Alex Tiso

    ResponderExcluir

O administrador do Blog do Conservatório não publicará comentários anônimos. Por favor identifique-se. Obrigado.