Dica de Filme! Já nas Locadoras!

"NÃO ACREDITE EM NADA QUE SEU PROFESSOR DIZ! QUESTIONE TUDO!


HANS-JOAQUIM KOELLREUTTER




Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)

Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)
NOVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=NymoG_qNyLY

terça-feira, 30 de abril de 2013

Conversa Afinada - Ismael Tiso


Estamos de volta para mais uma fantástica entrevista neste espaço tão especial deste portal de cultura.

Encontramos o guitarrista e compositor Ismael Tiso e ele nos revelou detalhes de sua trajetória musical e muitas curiosidades sobre o mundo da música...

Ismael estudou no renomado Conservatório de Tatuí e hoje também é professor no nosso conservatório. Tem uma bagagem muito importante a passar a todos e uma musicalidade fenomenal para compartilhar...




Confiram esta preciosa 
                                               Conversa Afinada...

Satie: Ismael, como foi seu primeiro contato com a guitarra? Como se deu sua formação musical?

Ismael: Meu primeiro contato com a guitarra foi aos 12 anos motivado pelos belíssimos e atraentes sons que meu pai sempre estava ouvindo em casa, como Pink Floyd, Genesis, Beatles, Mutantes, entre outras pérolas. Portanto meu primeiro contato foi através da influência de meu pai, até um pouco mais tarde, por volta dos meus 15 anos quando comecei a descobrir novos estilos e possibilidades. Ainda lembro como se fosse hoje a primeira vez que ouvi "The Thrill is Gone" do B.B.King e "Since I've Been Loving You" do Led Zeppelin; fiquei empolgadíssimo com o Blues a partir de então. Em seguida veio o jazz e a música brasileira, onde me encontro e me realizo totalmente. Considero todos os estágios que atravessei da mesma importância pois me tornei assim um músico com mais capacidade de transitar entre todas essas linguagens musicais, o que aconselho a todos os guitarristas que estão a fim de mergulhar neste fascinante universo! 

Satie: Sei que você é compositor e breve estará lançando seu primeiro "disco". Fale um pouco da composição em sua vida e como será este trabalho.

Ismael: A composição veio acontecer como uma necessidade de expressar algo que sentia pulsar em mim, uma imensa vontade de transmitir algo que só eu poderia saber o que era. E foi aí que descobri a maior magia que a música me guardava, a possibilidade de ter algo inédito, meu. Comecei com algumas ideias de temas para guitarra, e fui amadurecendo e sempre buscando inspiração nas coisas da vida, no que estava em minha volta. Foi neste período que comecei a explorar e desenvolver a interpretação vocal, sempre convicto da sonoridade que buscava. Minha primeira canção nasce quando tinha 18 anos inspirada na natureza simples e farta dos arredores da minha cidade, canção de nome "Paraíso". Depois não parei mais de compor. É a minha maior motivação como músico, o que alimenta minha alma e me faz sentir um legítimo artista. Agora este ano lanço meu primeiro disco no qual trabalho intensamente no momento, gravando vários instrumentos e contando com a participação de grandes músicos amigos. O nome do trabalho será "CIS", que significa Criaturas Inspiratoriais Sonoras, que é a minha definição do que é cada música que faço, uma criatura concebida através de inspiração e sons.

Satie: Você teve uma experiência singular na música. Uma de suas canções foi gravada pelo Milton Nascimento. Conte-nos como foi esta experiência.

Ismael: Pois é, já não bastara ter sido convidado diretamente por Milton para gravar no disco "...e a gente sonhando", ainda tive esse imenso prazer de ter uma de minhas "filhas" interpretada por ele. A música "Do Samba, do Jazz, do Menino e do Bueiro" está neste álbum de 2010 e além de ser cantada por Milton e eu, ainda conta com os pianos do Wagner Tiso e um lindo solo de trombone do grande maestro Vitor Santos. Isso pra mim significa a certeza de ter escrito o meu nome na história da música brasileira da melhor qualidade e eternizada na voz desse grandioso músico que é Milton Nascimento.



Satie: Gostaria que você citasse aqui 3 álbuns marcantes para a sua vida musical.

Ismael: Clube da Esquina II (Milton Nascimento);


Imyra Tayra Ipy (Taiguara);
      
         
Bitches Brew (Miles Davis)


Satie: O que você recomenda aos alunos para um bom desenvolvimento da prática instrumental e do aprendizado da música?

Ismael: Ouvir muita, muita e muita música boa, afinal a gente aprende a falar ouvindo as palavras. Com a música não é diferente, desenvolvemos linguagens através da audição; e é claro que regado à muito estudo e dedicação no instrumento.

Satie: Responda: "O que é Música...?"

Ismael: Magia!!! Vida!!! Arte!!!
...
Super obrigado Ismael............palavras mais que especiais!
...

Um pouco mais da música de Ismael Tiso.
                         


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O administrador do Blog do Conservatório não publicará comentários anônimos. Por favor identifique-se. Obrigado.