Dica de Filme! Já nas Locadoras!

"NÃO ACREDITE EM NADA QUE SEU PROFESSOR DIZ! QUESTIONE TUDO!


HANS-JOAQUIM KOELLREUTTER




Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)

Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)
NOVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=NymoG_qNyLY

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Conversa Afinada - Rafael Castro...



Mais uma super Conversa Afinada com o talentosíssimo tecladista
Rafael Castro. Músico super criativo e que fez parte da banda varginhense Tuatha de Danann e também do projeto Braia, além de atuar em importantes gêneros da música, como jazz, mpb e o rock progressivo. Ouvinte de qualidade e grande amigo, Rafael compartilha um pouco de seus momentos musicais para nosso deleite. Esta Conversa Afinada é obrigatória para os tecladistas de plantão e amantes da música nova...

Aproveitem........







Satie - Rafael, a música sempre esteve em seu caminho e mesmo que atualmente suas atividades profissionais estejam em outras áreas, percebo sua paixão pelas artes sonoras sempre intensa...Gostaria que você contasse aqui sua primeira experiência com a música.

Rafael -Minha primeira experiência foi ouvindo umas fitas cassete que meu pai tinha no carro. Meu pai era representante comercial e viajava muito. Ele sempre teve gravações de músicas instrumentais. Ouvia aquelas fitas até a bateria do carro quase "arriar". Meu irmão ia dar partida no carro para carregar e eu voltava para ouvir de novo. Ouvi o tal do piano e disse que queria aprender a tocar. Com 7 anos entrei para o Conservatório em Varginha e tive o prazer de ter como primeiro professor o 
Flávio Caldonazzo, que em pouco tempo começou a me jogar para o popular, contar histórias dos compositores e me ajudar na formação musical.

Satie - Quais os álbuns musicais que mais te influenciaram e marcaram sua vida?

Rafael -Na fase de adolescente sem dúvida foi o Images & Words do Dream Theater.

Este disco mostrou como o teclado pode ser um instrumento importante no rock progressivo. 

Em seguida fui buscar as fontes desta banda e posso dizer que o álbum que marcou mais foi “Free Hand” do Gentle Giants de 1975.

Esse lance de escolher um disco é muito difícil pra mim (risos). Gosto de muita coisa diferente do Jazz, Bossa Nova, Rock Progressivo, Erudito, etc... Na próxima podemos escolher um disco por gênero? (risos)

Satie - Atualmente você participou do projeto musical "Kernunna" em duas faixas do "disco", com arranjos de sintetizadores e teclados mirabolantes, inspiradíssimos . O que você achou desta experiência?

Rafael -Tocar neste projeto foi uma experiência muito boa. Raramente fico contente com minhas gravações mas neste disco parece que tudo ficou legal. Tem muita gente boa participando e a energia do disco está sensacional. O processo de gravação, as conversas, a troca de arquivos, etc... todo este processo é o mais importante pra mim. Revejo amigos da música, trocamos experiências, aprendo bastante, falamos sobre timbres, bandas que estamos escutando. Espero ter contribuído à altura dos membros da banda! (Breve nas lojas, aguardem!)

Satie -Como você vê hoje a tecnologia na vida do estudante de música? Na sua opinião, o que ele deve fazer para evoluir musicalmente e utilizar todas as ferramentas atuais?

Rafael -Hoje está tudo mais acessível. Não que esteja mais fácil de usar, pois cada época tem suas dificuldades. Mas hoje temos equipamentos portáteis que ajudam no processo de gravação, mixagem e também no processo de aprendizagem. Temos tudo no youtube e podemos sempre ouvir os melhores músicos tocando uma peça que estamos estudando ou aquele trecho complicado da sua banda favorita. Mas mesmo com toda a tecnologia disponível nas mãos, personalidade musical e horas de estudo são as melhores opções para os músicos do passado, presente e futuro.
Aproveito para compartilhar este link


Satie - Como você é um conhecedor de softwares e equipamentos de música. Qual seria seu kit predileto de teclados e afins hoje?

Rafael -Atualmente tenho um Kurzweil SP88x, um Ensoniq TS-10. São minhas relíquias (risos) mas utilizo os dois mais como controladores pois os timbres trabalho no Reason 5 e VSTs via Cubase. Estou em processo de aquisição de um Moog Sub Phatty.

Mas segue a lista do kit do sonho:

Korg Oasys 88
MiniMoog Voyager Old School
Nord Wave Synthetizer

Satie - Responda - O que é música?

Rafael -Difícil esta pergunta! Música é o meu combustível. Apesar de não trabalhar exclusivamente com música atualmente, ela está presente em todos os momentos da minha vida e tento definí-la como algo que mantém meu ânimo para continuar sempre em frente.

...
Muito obrigado Rafael por estas preciosas palavras e grande prazer tê-lo conosco...

Ouçam aqui uma música do projeto Braia com os teclados de Rafael Castro...
http://www.youtube.com/watch?v=TfybnIPIVN8

4 comentários:

  1. Meus parabéns ao amigo Edgard e todos que auxiliam na construção deste Blog. Gostei muito da entrevista com Rafael Castro e quero deixar registrada a minha emoção por ele me citar como um dos que o Introduziram no mundo da música. Tenha certeza Rafael, que foi um aprendizado mútuo> Grande Abraço a todos.

    Flavio Caldonazzo

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns ao amigo Edgard e todos que auxiliam na construção deste Blog. Gostei muito da entrevista com Rafael Castro e quero deixar registrada a minha emoção por ele me citar como um dos que o Introduziram no mundo da música. Tenha certeza Rafael, que foi um aprendizado mútuo> Grande Abraço a todos.

    Flavio Caldonazzo

    ResponderExcluir
  3. Rafael foi meu aluno na escola, e sempre demonstrou muito interesse pela músic. Fico muito satisfeito de ver o músico talentoso no qual ele se tornou! Parabéns Rafael! Abração do seu amigo Rômulo.

    ResponderExcluir
  4. Rafael foi meu aluno na escola, e sempre demonstrou interesse pela música. Hoje fico muito orgulho de ver o músico talentoso no qual se tornou. Parabéns Rafael, de seu amigo Rômulo!

    ResponderExcluir

O administrador do Blog do Conservatório não publicará comentários anônimos. Por favor identifique-se. Obrigado.