Dica de Filme! Já nas Locadoras!

"NÃO ACREDITE EM NADA QUE SEU PROFESSOR DIZ! QUESTIONE TUDO!


HANS-JOAQUIM KOELLREUTTER




Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)

Suite Brasileira para Violoncelo e Piano (Mehmari)
NOVIDADE: https://www.youtube.com/watch?v=NymoG_qNyLY

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Conversa Afinada - Eldah Drummond

De volta com mais uma super Conversa Afinada. 
Temos a honra de receber as preciosas palavras da professora e pianista  Eldah Drummond. 

Durante muitos anos dedicados à música, esta notável amiga e profissional formou grandes íntérpretes, compositores, improvisadores e excelentes ouvintes durante toda a sua carreira. 

Eldah Drummond lecionou em Faculdades, Conservatórios e Escolas de Música. Participou e promoveu concursos de piano e sempre esteve preocupada com a melhor formação de seus alunos. Hoje trabalha na Coordenação da Classe de Piano do conceituado Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas e leciona aulas particulares na cidade de Lavras.


Tenho certeza que vocês vão aprender muito com esta entrevista. Anotem todas as dicas e nosso boa viagem ao mundo da Música. Desfrutem...




Satie - Eldah, grande prazer tê-la conosco neste espaço super enriquecedor do blog. Você como professora de piano e também de educação musical, como está vendo o ensino da música atualmente em nosso país? Qual sua opinião sobre as faculdades brasileiras de música à distância?

Eldah  - Caminhamos ainda em andamento “Adagio” se analisarmos o percentual de jovens brasileiros educados musicalmente. Faltam professores envolvidos de forma significativa com a Educação Musical em decorrência de uma cultura bastante opaca neste sentido. Apesar da criação de leis e alguns projetos, a maioria dos brasileiros ainda tem grande deficiência no que diz respeito a conhecimento de música e em Música. Desde 2011 está em vigor a lei que estabelece a obrigatoriedade da Música nas escolas, mas não acredito que só a aprovação desta lei trará os benefícios necessários para que nossa juventude entre no mundo da música e vivencie o universo musical que é tão extenso e intenso. Falta a consciência desta prioridade nos políticos e dirigentes de escolas – a maioria desconhece o valor e a capacidade de transformação do ser humano através da Música.
Quanto às faculdades a distância, poderá ser uma valiosa oportunidade para todos os que não conseguem, por motivos diversos, estar presentes nas cidades onde existem faculdades presenciais. Não posso avaliar esta questão por não conhecer o corpo docente, as propostas, as metas e objetivos, assim como os resultados que vêm sendo obtidos na atualidade através destas Instituições.


Satie - Ao longo de sua dedicada profissão, você formou muitos talentos que hoje são profissionais de destaque no cenário brasileiro e também internacional(Citando alguns: Clayton Prosperi, Hélcio Baroni, Bruno Camargo, Írio Júnior, Wilke lahman, etc). Que dica você daria para nossos leitores alunos que estão querendo tentar este caminho na música?

Eldah - Entrem de corpo e alma nos objetivos a que se propõem. Estudem muito, busquem conhecimento em festivais, cursos, bons contatos. Ouçam muita música, leiam bastante, não se satisfaçam com migalhas! Corram atrás!
Preparem-se e sejam competentes na profissão que escolheram e seus espaços estarão garantidos.


Satie - Como vai hoje a Eldah ouvinte? O que tem ouvido? Que intérpretes têm te chamado mais atenção?

Eldah -   A Eldah ouvinte vai muito bem; não economiza quilometragem para ouvir boa música ao vivo. São Paulo e BH oferecem excelentes programações, além da TV Senado aos domingos trazer sempre orquestras de alto nível como a de Nova York e a de Berlim. Ganhei três Cds incríveis: 1) “ Homenagem a Gilberto Tinetti”: ele toca o trio de Brahms para clarineta e cello com Luiz Afonso Montanha e Robert Suetholz – em seguida, o quinteto de Elgar para piano e cordas com o grupo Ensemble SP. Magníficos! 

2) “Brasilianishe Kammermusik” com o pianista Michaele Uhde e seu Trio Schumann interpretam compositores brasileiros: Oswald, Mignone, Guarnieri e Gallet. Depois de assistir ao vivo, já ouvi várias vezes e é sempre surpreendente! 

3) O pianista Eduardo Monteiro interpreta Henrique Oswald em dois quintetos para piano e cordas com os excelentes músicos do Ensemble SP, além de alguns duos. Betina Stegmann e Nelson Rios nos violinos, Marcelo Jaffé na viola e Bob Suetholz no cello. Grande pianista o Eduardo, faz música com brilhantismo, vigor e sensibilidade, vale a pena conferir! Fiquei encantada com a obra de Oswald e através destes Cds pude admirar, conhecer e reverenciar este grande nome da música brasileira.

http://www.concerto.com.br/textos.asp?id=341
Canto Elegíaco - Henrique Oswald


Satie - Durante seus estudos e formação musical, quais eram os compositores que você tinha mais afinidade para tocar e por que?

Eldah -  Na minha juventude não fugi muito à regra dos adolescentes apaixonados por Chopin e seu romantismo inconfundível. Sua música tão bem elaborada com harmonias repletas de surpresas e sutilezas sempre chegou como “amor à primeira vista”, mas depois ficava no rol das preferências, para a cada escuta uma nova descoberta! Debussy sempre me chamou a atenção, quer pelas características de uma roupagem diferente quer pela nova linguagem ao expressar imagens, paisagens, personagens, em matizes de cores infinitas... Gostei muito de estudar Liszt e Ravel: um dos Sonetos de Petrarca 

e o Rève D’amour assim como a Sonatina deste último citado

 Acho a questão de afinidade um pouco complicada, pois em cada obra, iniciado o estudo, temos que buscar o máximo de aproximação com o compositor senão o estudo não traz bons resultados. Foi assim com Bach e Beethoven. Em cada um deles tentava compreender suas intenções para conseguir executá-los com minha pouca maturidade – assim constatei com o passar dos anos (a questão da maturidade).

Satie - Você saberia nos falar quais são suas três obras musicais inesquecíveis? E também seus três intérpretes imortais?

Eldah -  Considero bem difícil responder esta questão, pois grandes compositores nos oferecem uma quantidade infinita de obras primas. Os três Bs: Bach, Beethoven e Brahms. Mozart, Chopin e Schumann, Mendelssohn, Grieg e Dvoràk, assim como os modernos, os espanhóis Granados, Albeniz e de Falla, nos deixaram um legado riquíssimo entre instrumento solo, música de câmara e orquestra. Assim, vejo dificuldade em apontar três preferências, mas vou escolher as que me sensibilizam bastante quando ouço: - Elgar: Variações sobre o tema “Enigma”, em especial o tema e a variação nº 9, Nimrod. 

Chopin: A 1ª Balada.
 Grieg: a 1ª Suite Peer Gynt.

 Na escolha de três intérpretes ficaria com: Arturo Toscanini

 e Bernstein como regentes, 

Glenn Gould para Bach 
e Mitsuko Uchida para Mozart.



Satie - Pela sua experiência, como você vê a importância do professor de música continuar estudando e tocando?

 Eldah - A premissa “faça o que eu digo e não o que eu faço” não angaria bons resultados quanto pretende. O mais confiável seria: “faça como eu faço ou melhor”; estude, estude e estude para aprender a tocar e fazê-lo de maneira especial. O professor é o exemplo mais próximo que o aluno tem e assim sendo, tem a obrigação de “colocar a mão na massa” e demonstrar sua capacidade através do exemplo.

Satie - Eldah, responda: - O que é música?

Eldah - Música são sons em movimento transformados em arte quando ultrapassam os limites dos sentidos comuns, interagindo com o nosso eu mais íntimo  de forma simples ou rebuscada, mas sempre significativa. Manifestação de sentimentos através dos sons, que interligados através de ritmos e harmonias trazem à tona as vivências mais profundas de nossa alma.

Gostaria de deixar aqui, para reflexão das pessoas envolvidas com a Música, uma citação:

“Pesquisadores e estudiosos vêm tratando paralelos entre o desenvolvimento infantil e o exercício da expressão musical, resultando em propostas que respeitam o modo de perceber, sentir e pensar, em cada fase, e contribuindo para que a construção do conhecimento dessa linguagem ocorra de modo significativo.” PCN – BRASIL Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte).

Será que professores de Música brasileiros em escolas especializadas ou escolas regulares compartilham esta citação e buscam desenvolver um trabalho pautado no ideal desta proposta?

Um abraço a todos,

Eldah Drummond
................
Mais uma vez ficamos honrados com esta super presença e agradecemos imensamente esta grande musicista. Até a próxima pessoal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O administrador do Blog do Conservatório não publicará comentários anônimos. Por favor identifique-se. Obrigado.